Marcação a Mercado


Professores: Paulo Berger e Selma Santos (RJ)
Carga Horária: 15 horas




Objetivo: Aprofundar conhecimento relativo à precificação de instrumentos financeiros, com base na metodologia de marcação a mercado.




Público-alvo

  • Profissionais do mercado financeiro atuando em áreas operacionais de middle-office, back-office
  • contabilidade e análise gerencial
  • além de áreas afins, como produtos, gestão e vendas, ligadas ao mercado de investimentos



Pré-requisitos: O participante deverá portar calculadora financeira. Conhecimento de Matemática Financeira e Mercado Financeiro.




Data
Rio de JaneiroAvise-me quando disponível.
São Paulo
Avise-me quando disponível.





Programa

Definição de Marcação a Mercado:
  • Vantagens e desvantagens
  • Tratamento da legislação: fundos de investimento e instituições financeiras
Instrumentos do Mercado Financeiro e Riscos de Mercado:
  • Revisão dos instrumentos mais usuais utilizados no mercado financeiro
  • Revisão de conceitos de risco de mercado
  • Instrumentos financeiros
  • Fatores de risco
Fontes de Informação:
  • Principais fontes de informação de preços de mercado: ANBIMA, Banco Central, SELIC, CETIP, Bovespa e BM&F
  • Significado das informações
  • Fontes alternativas: estruturação de levantamentos próprios
  • Tratamento de informações
Estrutura a Termo da Taxa de Juros:
  • Conceituação
  • Modelagem e construção da estrutura a termo
  • Taxas futuras na curva
  • Vértices
  • Interpolação e extrapolação
Estudo de Casos:
  • Exercícios de marcação a mercado de diversos instrumentos financeiros
  • Simulações com impacto das diversas variáveis nos preços dos instrumentos

Investimento:
Não-associados - R$ 815,00
Associados - R$ 652,00
Estudantes - R$ 652,00


Veja aqui a relação de instituições conveniadas.




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