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Sistema de Supervisão Mercados

Sistema de Supervisão Mercados


É com grande satisfação que lançamos a primeira fase do SSM (Sistema de Supervisão de Mercados). Em linha com nossos esforços permanentes de aprimorar o relacionamento com as instituições que participam da nossa autorregulação, a criação do SSM busca oferecer ao mercado um ambiente online para troca de informações entre a Supervisão e as instituições aderentes aos Códigos de Autorregulação.

O SSM proporcionará maior agilidade e segurança ao processo de troca de informações e documentos decorrente dos monitoramentos de supervisão. O sistema também permitirá às instituições acessar informações, como documentos enviados e agendamentos realizados, de forma fácil e rápida. Aprimorará ainda a transparência, com a criação de uma base de dados histórica disponível para consulta das instituições.

De forma a garantir um ambiente seguro e controlado para a operação do sistema, o acesso ocorrerá por meio de link dedicado ou VPN oferecido pela RTM – Rede de Telecomunicações para o Mercado, empresa de tecnologia da ANBIMA e da Cetip.

O lançamento ocorrerá em duas fases. Na primeira, passarão a usar o sistema apenas as instituições do nosso quadro de associados. As instituições aderentes aos Códigos que não são associadas à ANBIMA ingressarão na segunda fase. No lançamento, o sistema disponibilizará as seguintes funções:


• Administração de Usuários: acesso ao sistema por meio de senhas exclusivas e perfis de acesso para cada Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas;


• Envio Periódico de Informações: área na qual será disponibilizado o conjunto de regras que requer o envio periódico de informações em prazos pré-definidos pelos Códigos de Autorregulação da ANBIMA, podendo a instituição acompanhar o calendário de envio das informações, bem como gerenciar o status de cada uma delas.

• Solicitação de Informações: módulo por meio do qual as instituições poderão acessar as correspondências enviadas pela Supervisão de Mercado, respondê-las, além de gerenciar os prazos e os documentos de cada solicitação.

• Pendências: área específica que aponta se há pendências da instituição junto à Supervisão de Mercados.

A área de Supervisão de Mercados enviará um comunicado com todas as informações necessárias para a correta configuração de acesso ao SSM e para o cadastramento dos usuários. Em junho, promoveremos um webinar com o tutorial explicativo dos módulos do sistema.

Esperamos que o SSM seja uma ferramenta que racionalize processos e otimize tempo e recursos de nossos associados e demais instituições de mercado que aderiram ao nosso modelo de autorregulação.

Na certeza de contarmos com sua colaboração em nosso objetivo de promover as melhores práticas de mercado, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

Guilherme Benaderet
Superintendente de Supervisão de Mercados

15/05/2015