• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Securitização de Recebíveis

Objetivo do curso

Propiciar aos participantes uma nova visão da área financeira integrando os conhecimentos financeiros a outras áreas, proporcionando o entendimento da estrutura da gestão financeira nos negócios, facilitando a tomada de decisões e a avaliação dos impactos de suas escolhas.

Metodologia

Apresentação expositiva com exemplos de casos e dinâmicas de discussão e análise.

Público-Alvo

Profissionais do mercado financeiro e de capitais envolvidos em processos de estruturação e distribuição de fundos estruturados (FIDC e FII) e títulos securitizados.

Facilitador

Hudson A. Bessa

Economista pela Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor em administração pela FEA-USP e mestre pela EBAPE-FGV. Concebeu e implantou a base de dados de fundos de investimento da ANBIMA e foi responsável pela área de competitive intelligence da entidade, desenvolvendo as metodologias dos principais rankings do mercado de capitais brasileiros. Liderou o processo de discussão e implantação da estrutura da classificação nacional de fundos de investimento. Capitaneou as discussões sobre a implantação da instrução 558, bem como das políticas de gestão de risco e apreçamento a valor justo.

Programa do curso
  • Conceitos sobre o mercado financeiro e de capitais
  • Instrumentos de captação de dívida e financiamento
  • As instituições e seus diferentes papéis
  • Conceitos e definições
  • O valor do dinheiro no tempo
  • Características – mobilização, riscos desintermediação
  • Aspectos jurídicos
  • A estrutura operacional da securitização
  • Funções, responsabilidades e segregação
  • Vantagens e riscos na securitização
  • Regulação e Autorregulação
  • Características da estrutura
  • Riscos inerentes ao modelo
  • Personagens envolvidos na estruturação e distribuição
  • Conceitos básicos sobre fundos de investimeto
  • Regulação e Autorregulação
  • Características da estrutura
  • Riscos inerentes aos fundos estruturados
  • Personagens envolvidos na estruturação e distribuição
  • Evolução do mercado
  • Players e market share