Taxas de Títulos Públicos

Consulte os dados diários do mercado secundário de títulos públicos federais:

  • Taxas referenciais de compra, venda e indicativa para os títulos públicos federais colocados em mercado via oferta pública do Tesouro Nacional.
  • Intervalos indicativos que representam os limites mínimos e máximos de oscilação de preços intradia, antes da abertura dos mercados

As informações estão disponíveis gratuitamente para os últimos cinco dias úteis.

Consulta às Taxas Médias de Títulos Públicos
Biblioteca de Documentos
Perguntas Frequentes

Estão disponíveis taxas para papéis públicos federais prefixados e atrelados à variação da Taxa Selic, e de índices de preços que tenham sido colocados no mercado de forma competitiva via leilões públicos.

A Associação conta com uma amostra constituída pelos dealers de mercado aberto e demais instituições atuantes no mercado secundário de títulos públicos federais, incluindo gestoras de recursos e intermediários financeiro, que enviam, diariamente, preços para os principais títulos públicos federais em mercado até as 17h45min. A coleta dos preços é feita pelo sistema e por e-mail, e as informações recolhidas recebem tratamento estatístico. Os números divulgados representam uma média das taxas recebidas após o tratamento estatístico.

As informações recebidas passam por dois filtros estatísticos, que têm por objetivo a eliminação de informações discrepantes. O primeiro filtro visa eliminar os outliers do cálculo da média, enquanto o segundo busca refinar as informações remanescentes do primeiro filtro. A íntegra da Metodologia de Precificação faz parte da Deliberação 4 do Código de Mercado Aberto.

Alguns títulos públicos em mercado têm liquidez reduzida, dos quais parte destes não chegam a apresentar, sequer, negócios todos os dias. Diante da necessidade de se obterem preços confiáveis para a marcação a mercado desses ativos em base regular, a ANBIMA coleta taxas para os títulos públicos, independentemente da realização de negócios no mercado secundário. Assim, a Taxa Indicativa é aquela que a instituição considera justa para realizar negócios no fechamento do mercado, enquanto que as Taxas Máximas e Mínimas  são as efetivamente observadas e/ou praticadas no mercado secundário. Não é condição necessária que a Taxa Indicativa esteja dentro do spread das Taxas Máxima e Mínima, uma vez que um operador pode entender que o preço justo de determinado papel não se encontra nesse intervalo.

Veja Mais