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Boletim de Mercado de Capitais

IPOs movimentam R$ 9,3 bilhões em julho

No mês de julho, quatro companhias realizaram ofertas públicas iniciais de ações IPOs, movimentando R$ 9,3 bilhões. As operações foram lideradas pelo Carrefour (Atacadão), com volume de R$ 5,1 bilhões, seguidas das emissões do Instituto de Resseguros do Brasil, de R$ 2 bilhões, da Biotoscana Investments, com volume de R$ 1,3 bilhão, e da Omega Geração, que captou R$ 844 milhões. O volume mensal é o maior desde abril de 2015, quando houve uma única operação de follow-on da Telefônica Brasil, de R$ 16,1 bilhões. Apesar dos indicadores de nível de atividade ainda desfavoráveis, a aceleração da queda das taxas de juros e o bom desempenho do Ibovespa no mês, que subiu 4,8%, incentivaram a realização das operações por parte das companhias. Outros dois IPOs estão em andamento, o da Camil Alimentos e o da TIVIT. Se concluídas, essas operações elevarão para nove o número de IPOs em 2017.

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As ofertas no segmento de renda variável impulsionaram as captações domésticas, que  chegaram a R$ 11,7 bilhões no mês e R$ 74 bilhões no ano. Enquanto as emissões de ações apresentaram crescimento de quase quatro vezes em comparação ao mesmo período de 2016, as ofertas no segmento de renda fixa e instrumentos de securitização também cresceram, mas em menor magnitude (5%). Contudo, nos últimos meses, a demanda por esses ativos por parte dos investidores, inclusive pessoas físicas, tem se acentuado. Das debêntures distribuídas até julho, os investidores institucionais e pessoas físicas responderam por, respectivamente, 63% e 4,8% das aquisições. No mesmo período de 2016, essas participações haviam sido de 13,7% e 1,7%. O mesmo aumento no interesse de pessoas físicas foi observado nas ofertas de CRAs e CRIs, que chegaram a, respectivamente, 86,3% e 49,3% do total em 2017, versus 78,6% e 9,5% no período de janeiro a julho de 2016. Esse movimento também está refletido no Ranking de Mercado de Capitais - Renda Fixa de junho, onde 74,4% das operações estruturadas foram distribuídas a mercado em detrimento da parcela direcionada aos participantes ligados às ofertas.

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