• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Circulares

Lançamento do ANBIMA Data

Lançamento do ANBIMA Data

Prezado(a) associado(a),

Lançamos hoje, dia 26 de novembro, uma nova plataforma de divulgação de dados: o ANBIMA Data. O objetivo do sistema online é consolidar todas as informações dos mercados financeiro e de capitais em um único lugar. É uma mudança de patamar ao reunir dados que antes estavam dispersos – não apenas na ANBIMA, mas também em outras entidades – em um ambiente centralizado. O acesso é gratuito e aberto a qualquer pessoa. Acesse: data.anbima.com.br

A plataforma é um dos nossos esforços para consolidar a Associação como referência do mercado de capitais, como já acontece com a indústria de fundos. Além disto, trará maior transparência, fomentando os negócios no mercado secundário e oferecendo mais informações comparáveis e de qualidade aos investidores.

A estreia da plataforma foi com informações de debêntures de 2018 – não apenas os papéis que precificamos, mas todos que foram emitidos no mercado. Os dados incluem registro, taxas, preço unitário, passando por todos os documentos da oferta e pelos eventos corporativos que afetam o valor do papel, como amortização ou liquidação. As informações podem ser consultadas por meio de diversos filtros: por emissor, nome do ativo, companhia, entre outros.

Mais para frente, serão incluídos os estoques de debêntures e dados de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). A intenção é que, no futuro, todas as informações que disponibilizamos ao mercado estejam disponíveis no mesmo formato.

A plataforma foi construída com auxílio e esforço do mercado, principalmente, com os participantes do Comitê de Finanças Corporativas e do Subcomitê de Agentes Fiduciários. Foram realizadas diversas reuniões e, posteriormente, testes com os profissionais que usam os dados no dia a dia. Com base nos reportes, elaboramos um sistema com navegação intuitiva e funcional.

O site debêntures continuará no ar, mas a ideia é que, aos poucos, ele possa ser desativado, assim que todas as informações sejam migradas para o ANBIMA Data.

Dúvidas podem ser esclarecidas com Daniele Gonçalves pelo telefone (11) 3471-5278 ou pelo e-mail operacional@anbima.com.br.

Atenciosamente,

José Carlos H. Doherty
Superintendente-geral

26/11/2018