• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias Integra

“Mudanças regulatórias trazem mais estabilidade e sofisticação à indústria de fundos e esse movimento não pode parar”

Declaração é de José Carlos Doherty, nosso superintendente-geral, em Conferência da IIFA na China

As particularidades da regulação e da autorregulação da indústria brasileira de fundos foram apresentadas durante a 32ª Conferência da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento), realizada entre os dias 22 e 24 de outubro em Pequim, na China. “A indústria de fundos do Brasil passou por um período de grande reformulação das principais regras e isso só foi possível por causa da maturidade do mercado. Ainda estamos passando por mudanças que trarão mais estabilidade e sofisticação ao segmento e esse movimento não pode parar”, afirmou nosso superintendente-geral e diretor da IIFA, José Carlos Doherty, em painel no qual explicou as recentes mudanças na regulação de fundos com as Instruções 555 e 558 da CVM.

zeca iifa 2018.JPG
José Carlos Doherty falou sobre as principais características da regulação e da autorregulação no Brasil 

Doherty também falou sobre os focos da supervisão do órgão regulador brasileiro (CVM) – conduta dos agentes, liquidez e crédito privado – e explicou a mudança do olhar da autorregulação, com foco agora na conduta dos profissionais do mercado e não mais nos produtos de investimento, como aconteceu historicamente. A atuação complementar entre regulação (CVM e Previc) e autorregulação (ANBIMA) foi mencionada pelo executivo, com exemplos de parcerias bem-sucedidas, como o recente convênio para o credenciamento de administradores de carteira. “Para nós, é claro que a parceria entre regulação e autorregulação é cada vez mais relevante para o bom desenvolvimento do mercado”, afirmou.

 

iifa 2018.JPG
Representantes das indústrias de fundos do mundo todo se reuniram em Pequim, na China

Também participaram do painel Jennifer Choi (Estados Unidos), Jari Virta (Europa) e Juliam Kim (Coreia). Todos falaram sobre as características do segmento de fundos em seus países. A mesa-redonda foi moderada por Armil Kammel.

Reeleição

Durante a conferência, ocorreu a eleição da diretoria para o biênio 2018/2020 da IIFA. Leon Campher (Asisa/África do Sul) foi reeleito presidente, Armin Kammel (Voig/Áustria) foi nomeado vice-presidente pela primeira vez e Doherty foi reeleito como diretor. Além disto, assumimos a liderança do Comitê de Regulação da associação.

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.