• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

ANBIMA Data: nova plataforma reunirá todos os dados de ativos do mercado

Lançamento é resultado de esforço conjunto de diferentes players

Todas as informações de debêntures, desde o registro do papel até o preço atual, podem ser consultadas de forma rápida no ANBIMA Data. A nova plataforma, que foi lançada na segunda-feira, dia 26, é um dos nossos esforços para consolidar a Associação em referência do mercado de capitais, como já acontece com a indústria de fundos.  O acesso ao sistema é gratuito e aberto a qualquer pessoa.

Conheça o ANBIMA Data!

A plataforma nasce para centralizar todas as informações dos mercados financeiro e de capitais em um único lugar. “É um sistema tem por objetivo mudar a forma dos profissionais consumirem os dados do mercado, uma vez que reúne informações que antes estavam dispersas, seja na ANBIMA ou em outras entidades, permitindo uma consulta intuitiva e prática”, afirma Ana Leoni, nossa superintendente de Educação e Informações Técnicas. Além disto, trará maior transparência, fomentando os negócios no mercado secundário e oferecendo mais informações comparáveis e de qualidade aos investidores.

Debêntures são os primeiros ativos do ANBIMA Data

A estreia da plataforma foi com informações de debêntures – não apenas os papéis que precificamos, mas todos que foram emitidos no mercado. Os dados incluem registro, taxas, preço unitário, passando por todos os documentos da oferta e pelos eventos corporativos que afetam o valor do papel, como amortização ou liquidação, entre outros. Ao todo, são cerca de 390 ativos. As informações podem ser consultadas por meio de diversos filtros: por emissor, nome do ativo, companhia.

“A intenção é que, no futuro, todas as informações que oferecemos ao mercado estejam disponíveis no mesmo formato”, afirma Ana. O próximo passo é a inclusão de dados de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio).

 Modelo foi construído com o mercado

 

 

Para chegar ao modelo ideal, realizamos diversas reuniões com o mercado, principalmente com os participantes do Comitê de Finanças Corporativas e do Subcomitê de Agentes Fiduciários. Esses profissionais, que utilizam os dados diariamente, participaram de diversos testes até escolhermos a melhor solução as necessidades identificadas. Com base nos reportes, chegamos a um sistema funcional e de navegação intuitiva.

“Foi essencial contar com a participação do mercado na construção da plataforma, já que os dados vêm do próprio mercado e são utilizados por esses players no dia a dia. Pudermos entender os gaps que eles encontravam na busca de informações e customizar soluções para atender as demandas”, conta Patrícia Herculano, nossa superintendente de Representação.

O site debêntures continuará no ar, mas a ideia é que, aos poucos, ele seja desativado  assim que todas as informações sejam migradas para o  ANBIMA Data.

Dúvidas podem ser esclarecidas com Daniele Gonçalves pelo telefone (11) 3471-5278 ou pelo e-mail operacional@anbima.com.br.

 

 

 

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.