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Programa de Certificação completa 15 anos com 460 mil aprovações

Provas nos consolidaram como a principal entidade certificadora do mercado

A Certificação chega ao 15º ano de existência com uma marca histórica: este mês, emitimos a certificação de número 460 mil. “Nossa história mostra que trilhamos um caminho consistente, que nos consolidou como a principal entidade certificadora do mercado financeiro”, afirma Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações Técnicas.

Os exames foram aprimorados para acompanhar o dinamismo do próprio mercado. A quinta edição do Relatório Certificações ANBIMA mostra que o número de questões e o tempo para realização das provas foram reduzidos, os conteúdos são sempre atualizados e o exame se modernizou, passando a ser computadorizado. A publicação analisa os principais acontecimentos desta história e compara o lançamento dos exames, em 2002, aos números do último ano de provas.

Confira o Relatório Certificações ANBIMA 2017 na íntegra.
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Gênero e idade

O perfil dos profissionais que se certificam também mudou. As mulheres conquistam mais espaço no mercado financeiro e a quantidade de aprovadas na CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) é exemplo disso. A participação delas nessa certificação era de apenas 28% no lançamento das provas, em 2002, e atingiu 47% em 2016.

Clique aqui e veja o crescimento do público feminino também na CPA-10.

Os mais jovens são outro público que se destaca, pois procuram as certificações como diferencial para ingressar no mercado de trabalho. “Os números mostram que os profissionais entre 22 e 30 anos ganham espaço entre os certificados, enquanto o pessoal com 41 a 50 anos perde participação”, comenta Ana.

Expansão da prova

Em 2017, atingimos 460 mil aprovações e elas estão espalhadas por todo território nacional. Na primeira prova, em 2002, apenas seis estados e o Distrito Federal certificaram profissionais. Essa expansão reflete o aumento do número de cidades com centros de teste e a computadorização dos exames. As provas online começaram a ser oferecidas em 2007, como opção ao papel, e se tornaram o único formato disponível em 2010.

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