• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Confira o calendário das provas de certificação em 2018

Datas para realização dos exames da CEA, CGA e CFP foram divulgadas

Já estão disponíveis as datas das provas das principais certificações para profissionais dos mercados financeiro e de capitais no próximo ano. A primeira prova da CEA (Certificação de Especialistas em Investimentos ANBIMA) será no dia 6 de fevereiro, da CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) em 8 de março, e a da CFP (Certified Financial Planner) em 22 de abril de 2018.

Acesse calendário das provas em 2018

CEA e CGA

As provas da CEA são sempre na primeira terça-feira do mês e acontecem em 20 estados nas cinco regiões do país. A certificação é para profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento.

Já os exames da CGA são aplicadas trimestralmente em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ), em Porto Alegre (RS) e em Brasília (DF). As datas para realização em 2018 são: 08/3; 07/6; 13/9 e 06/12. A CGA é destinada a profissionais que desempenham atividades de gestão profissional de recursos de terceiros.

CPA-10 e CPA-20

Já as provas da CPA-10 e CPA-20 são aplicadas de segunda à sexta-feira em mais de 130 centros de testes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, há exames também em dois sábados por mês. As escolas conveniadas para aplicar esses exames entrarão em recesso de fim de ano e a maior parte delas retomará as atividades no dia 8 de janeiro de 2018.

Acompanhe o calendário de recesso das escolas que aplicam as nossas provas

A CPA-10 certifica profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Já a CPA-20 certifica os que atuam na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos de varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, também em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

CFP

Concedida pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), entidade da qual somos associados sênior, a certificação CFP (Certified Financial Planner) é voltada a profissionais interessados na atividade de planejamento financeiro pessoal. Suas provas são realizadas três vezes por ano nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Em 2018, serão nos dias 22/4; 19/8 e 2/12.

Nosso programa de certificação completou 15 anos em 2017. Saiba mais!