• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Curso para professores do ensino superior traz aulas sobre fundos, precificação e índices

Participamos de três palestras no Programa TOP da CVM

 

Professores do ensino superior puderam atualizar seus conhecimentos sobre mercado de capitais gratuitamente. A 20ª edição do Programa TOP, iniciativa do Comitê Consultivo de Educação da CVM, do qual participamos, ofereceu uma semana de aulas sobre o tema em São Paulo e contou com três apresentações feitas pela ANBIMA.

+ Conheça o Comitê Consultivo de Educação da CVM

Na terça-feira, 29, os benefícios que um mercado de capitais desenvolvido poderia gerar ao país em termos de geração de empregos, aumento da arrecadação de impostos, acréscimo de renda per capita e investimentos em infraestrutura foram detalhados por Marcelo Billi, nosso gerente de Comunicação e Marketing. Ele apresentou a Agenda ANBIMA e B3 para desenvolvimento do mercado de capitais aos professores, além de explicar um pouco sobre a atuação da ANBIMA.

Curso-TOP.jpgNa sequência, promovemos uma aula sobre os métodos de precificação diária utilizados pela Associação, assim como nossos índices de acompanhamento do mercado – IMA (Índice de Mercado ANBIMA), IDA (Índice de Debêntures ANBIMA), IDkA (Índice de Duração Constante ANBIMA) e IHFA (Índice de Hedge Funds ANBIMA). O assunto foi apresentado por Mariane Corceiro, analista de Preços e Índices.

O funcionamento da indústria de fundos e as principais características do produto, como rentabilidade, liquidez, riscos, tipos de gestão e estrutura, foram o tema da aula de Carlos Shiratori, nosso analista de Representação de Fundos. A palestra abordou tanto os fundos emitidos pela Instrução CVM 555 como os estruturados, passando por FIPs (Fundos de Investimento em Participações), FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios) e fundos imobiliários.

As aulas são em período integral e seguem até o dia 2 de fevereiro.

Entenda o curso

O Programa TOP alia a teoria financeira à visão prática de quem está em contato permanente com o mercado. Os assuntos discutidos incluem desde o funcionamento do mercado (como o papel da bolsa de valores, a atuação da ANBIMA, o processo de supervisão das instituições financeiras) até a explicação de produtos (derivativos, fundos de investimento).

Conheça o comitê

O grupo busca desenvolver e incentivar projetos educacionais para aprimorar e elevar os padrões de educação financeira da população brasileira. Além da ANBIMA, integram o fórum a Abrasca, ABVCAP, Ancord, Apimec, B3, IBGC, Ibri e Planejar.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.