• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Novos cursos gratuitos sobre as regras de autorregulação buscam orientar o mercado

O MAP, Módulo de Aprendizagem e Publicações, traz vídeos e exercícios sobre as regras

Acabamos de lançar uma plataforma com conteúdo educativo sobre nossas atividades de autorregulação. O MAP (Módulo de Aprendizagem e Publicações) tem quatro cursos sobre as regras de autorregulação, que são gratuitos e estão disponíveis também na versão mobile. Ele foi elaborado com os recursos vindos dos termos de compromisso e das penalidades aplicadas pela supervisão e está integrado ao SSM (Sistema de Supervisão de Mercados), que é utilizado para as comunicações e interações com as instituições que seguem os códigos de autorregulação.

Confira a nova área educativa da autorregulação e faça já os cursos do MAP!

“Nosso intuito é reforçar o caráter educativo da supervisão. Queremos auxiliar os profissionais a entenderem as normas da autorregulação para facilitar o cumprimento das regras”, explica Guilherme Benaderet, nosso superintendente de Supervisão de Mercados. Ele ressalta que a realização dos cursos não substitui a leitura dos códigos. Os cursos serão abertos aos profissionais das instituições que seguem as nossas regras, independentemente de quais códigos sejam aderentes, assim como àqueles de entidades que entraram com pedido de adesão a algum código. “O intuito é que, durante o processo para obter a adesão, os profissionais tenham contato com o conteúdo do MAP para poderem aprimorar seus conhecimentos sobre as regras e, eventualmente, melhorar ou ajustar seus processos”, comenta.

A estreia dos cursos acompanha o lançamento dos novos códigos de autorregulação. No dia 4 de maio, foram publicados o Código para Administração de Recursos de Terceiros, que substitui os códigos de Fundos e de Gestão de Patrimônio, e o Código de Distribuição, que reúne as regras dos antigos códigos de Varejo e de Private Banking.

“Mudamos o foco da autorregulação do produto para a atividade e queremos auxiliar os profissionais a acompanharem essa mudança”, explica Guilherme. Nesta primeira etapa, abordamos as regras do Código de Administração de Recursos de Terceiros, mas nosso objetivo é estender a iniciativa para todos os códigos.

Para os profissionais que já utilizam ao SSM, o MAP está disponível na página inicial do sistema. Aqueles que não utilizam o SSM poderão solicitar o acesso para realizar os cursos. A liberação será feita pelo usuário master de cada instituição no sistema.

As aulas

Os cursos, por enquanto, são facultativos, ou seja, ficam a interesse dos profissionais. Os quatro módulos disponíveis são introdução; administração fiduciária; gestão de recursos; e distribuição de fundos pelo próprio gestor. Para fazer os cursos, o usuário deve passar obrigatoriamente pelo módulo de introdução, que explica a estrutura da ANBIMA, o funcionamento da autorregulação, os procedimentos da supervisão e traz uma visão geral sobre todos os códigos. Ele também trata da importância do compliance para as instituições, com questões sobre ética e conduta dos agentes.

O conteúdo é apresentado de forma didática, com estudos de caso e exercícios de fixação. Cada módulo tem cerca de uma hora e meia de duração e não há prazo limite para término das aulas. No fim do curso, o profissional recebe um atestado de conclusão.

Interatividade

As demandas do mercado também definirão quais serão os próximos cursos do MAP. O sistema conta com uma área de enquetes para os participantes indicarem quais atividades da autorregulação querem aprender, entre outras questões.

Ao final de cada módulo, o profissional responderá a uma pesquisa de avaliação. Os resultados serão um importante feedback para eventuais ajustes nas aulas disponíveis e para implementarmos nos próximos módulos.

Outros materiais

Além das aulas, o MAP é composto por uma área de publicações que reune conteúdo de interesse dos usuários, como todos os webinares que realizamos sobre os códigos, pontos de atenção no cumprimento das regras, pareceres, informes e principais notícias sobre a supervisão, entre outros.