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Especial 20 anos de autorregulação

9 de dezembro de 1998

Nesse dia, nascia o Código de Ofertas Públicas, que marcou o início das nossas atividades na autorregulação. Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e o crescimento sustentável do mercado, nestes 20 anos o modelo evoluiu para uma nova abordagem das regras, que passam a focar nas atividades e na conduta dos profissionais.

Nesta edição especial do Informativo ANBIMA, você conhece mais da história e das contribuições da autorregulação para o mercado.  

20 anos de autorregulação

Como melhorar o ambiente de negociação no mercado de capitais? Dessa indagação, aliada à estabilidade trazida pelo plano real, surgiu a semente que impulsionou o início da autorregulação. Lideranças de todas as épocas lembram da criação das primeiras regras, do ceticismo inicial do mercado e de como o modelo amadureceu para se tornar referência internacional. [Leia mais]

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Com a palavra, os presidentes

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Pedro Mariani, Edmar Bacha, Alfredo Setubal, Marcelo Giufrida, Denise Pavarina, Robert van Dijk e Carlos Ambrósio comentam a autorregulação em suas gestões a frente da ANBID e da ANBIMA. [Leia mais]

Cases de sucesso em duas décadas

Ao longo desses 20 anos, a regulação e a autorregulação caminharam juntas. Algumas vezes, os reguladores foram influenciados pelas exigências do modelo voluntário, sempre em prol do mercado. Em outros casos, o ordenamento oficial estimulou avanços na autorregulação, como foi o caso da criação das regras de publicidade de fundos. [Leia mais]

Conduta na mira da autorregulação

O modelo de autorregulação, antes direcionado às ofertas de produtos, passará a disciplinar as responsabilidades dos profissionais de mercado, acompanhando tendência global que ganhou força após a crise de 2008. [Leia mais]

Autorregular para educar

Todos os recursos provenientes de multas e de termos de compromisso são revertidos ao mercado por meio de ações de educação financeira. Esse modelo permitiu atuarmos em diversas frentes e no apoio de ações sociais. [Leia mais]

Por dentro da supervisão

Mais de 700 instituições seguem as exigências da autorregulação. Para verificar o cumprimento das regras, a equipe de Supervisão de Mercados atua com caráter educativo e sob metodologia própria. Confira os bastidores desse trabalho. [Leia mais]

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