• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Iosco avalia crescimento da divulgação de aspectos sustentáveis em investimentos

Posicionamento do organismo internacional ressalta interesse de investidores profissionais nessas informações

A divulgação de aspectos ambientais, sociais e de governança relacionados a investimentos, conhecidos como ASG, tem ganhado maior atenção dos investidores, que os levam em consideração na hora de decidir aplicar neste ou naquele produto. É o que mostra um comunicado da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários) publicado na última sexta, 18, sobre a divulgação destas informações por emissores de valores mobiliários. 

A organização comenta sobre o valor que os investidores dão para questões de sustentabilidade na escolha de suas aplicações. No mesmo caminho, um número crescente de emissores ao redor do mundo vem disponibilizando informações sobre esses critérios, seja voluntariamente ou para atender a regulações. Entre diferentes mercados, entretanto, a quantidade e qualidade dessas informações pode variar significativamente.

Alguns organismos privados também vêm trabalhando na divulgação dessas informações. Um exemplo é a TCFD (Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras relacionadas ao Clima), formada por representantes do setor privado de diversos países e segmentos.

A Iosco estimula emissores a considerarem os impactos significativos das questões ASG nos seus negócios, seja no curto ou longo prazo, e lembra que vem discutindo o tema e monitorando desenvolvimentos na área.

Entenda os critérios ASG

Tratam-se de três aspectos: ambientais, sociais e de governança. Os critérios ambientais são relacionados à sustentabilidade e às mudanças climáticas – por exemplo, se a empresa emissora dos títulos desenvolve ações de preservação ao meio ambiente. Os fatores sociais estão ligados a boas práticas de trabalho e diversidade e inclusão no quadro de funcionários, por exemplo, enquanto os de governança tratam sobre aspectos gerais, como manter conselhos, diretoria e fóruns de controle, que podem ter um grande impacto nas decisões de negócios.

Conheça nossa pesquisa sobre sustentabilidade

Cerca de 85% das gestoras e administradoras de recursos do mercado brasileiro levam em conta critérios ASG ao analisarem os riscos e as oportunidades de investimento. É o que mostra a segunda edição da nossa Pesquisa de Sustentabilidade com dados de 2018. Como forma de estimular o diálogo e elaborar iniciativas para incentivar o envolvimento a essas práticas, temos o Grupo Técnico de Sustentabilidade, que promove ações e pesquisas no mercado local desde 2015.

Saiba mais sobre nossa atuação na Iosco

Participamos da entidade que reúne os reguladores e autorreguladores de valores mobiliários de todo o mundo. José Carlos Doherty, nosso superintendente-geral, foi presidente do AMCC (Comitê Consultivo de Membros Afiliados) de 2012 a 2018. Atualmente, a Associação vem contribuindo com avaliações da Iosco em diversos temas, como métricas de alavancagem na indústria de fundos e questões de segurança cibernética.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.