• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Mercado de capitais tem potencial para crescer ainda mais

Em apresentação no Congresso Apimec, nosso superintendente-geral destacou iniciativas de fomento ao financiamento de longo prazo

O mercado de capitais está ocupando o espaço deixado pelo BNDES, cujos desembolsos vêm caindo em decorrência da restrição orçamentária e da nova política de direcionamento de recursos. “O mercado de capitais vem preenchendo este espaço e tem potencial para aumentar ainda mais sua participação”, disse o nosso superintendente-geral, José Carlos Doherty, em participação durante o Congresso Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), aberto na terça-feira, dia 7.

Ele fez um ligeiro panorama do mercado de capitais no primeiro semestre e apresentou um pouco da nossa agenda para o desenvolvimento do mercado, especialmente ações de fomento ao financiamento de longo prazo. “O desafio é aperfeiçoar o arcabouço regulatório”, disse, citando a necessidade de medidas como o aprimoramento do modelo de concessões; melhoria da segurança jurídica; fortalecimento das agências reguladoras; e melhorias na Lei 12.431, que concede benefício fiscal como forma de incentivar projetos de infraestrutura.

Doherty destacou que, em parceria com a B3, estamos organizando o Congresso Brasileiro de Mercado de Capitais, em 3 e 4 de setembro, quando apresentaremos uma agenda consolidada entre as duas instituições.

“Por ser um ano eleitoral, temos que, mais do que nunca, levar essa discussão também para a sociedade”, afirmou Doherty. Para isso, trabalhamos em um estudo que mostrará os benefícios concretos que o desenvolvimento do mercado de capitais pode trazer para indicadores como PIB per capita, nível de emprego e arrecadação de impostos. “Esse estudo está sendo concluído e apresentaremos em breve”, disse.

Doherty enumerou ainda iniciativas que estamos promovendo de incentivo às emissões de valores mobiliários, como melhoria nas normas das ofertas públicas para redução dos custos de observância e ampliação no número de emissores

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.