Notícias

“O desenvolvimento do mercado passa pela capacitação dos investidores e dos profissionais que atuam no mercado”

Declaração é do nosso presidente Robert van Dijk, na abertura da Semana Enef

semana enef_robert.JPGNesta segunda-feira, dia 8 de maio, foi dada a largada para a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, conhecida como Semana Enef. No período, são realizadas palestras, seminários e encontros diários em diversos estados do Brasil, sempre gratuitamente e com o objetivo de disseminar a educação financeira. Robert van Dijk, nosso presidente, participou da cerimônia de abertura do evento, em São Paulo. “O desenvolvimento sustentável do mercado de capitais e da indústria de investimentos passa necessariamente pela capacitação dos investidores e dos profissionais que atuam no mercado. Precisamos de pessoas bem informadas e capacitadas para uma tomada de decisão financeira madura e consciente”, disse.

Entre os dias 8 e 14 de maio estão programados 900 eventos em todo país, um crescimento de 429% em comparação com a primeira edição da semana Enef, há quatro anos. Nossas ações neste ano serão voltadas para os universitários. Realizaremos palestras com o tema “Como investir em você” para os alunos da Uninove, nos campi Memorial e Vergueiro, e do Instituto Mauá de Tecnologia. As apresentações abordarão o processo de poupança, o que envolve uma reflexão sobre conhecer seus objetivos, sua tolerância ao risco e sua capacidade de poupar. Além disto, disponibilizaremos uma vídeo aula sobre educação financeira para todos os alunos do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, com mais de 150 mil alunos. Os palestrantes nas universidades serão Martin Iglesias e Leandro Loiola, vice-presidente do Comitê de Educação de Investidores e membro do grupo, respectivamente, e Ana Leoni, nossa superintendente de Educação e Informações Técnicas.

semana
Representantes do Conef na cerimônia de abertura da Semana Enef

Leonardo Pereira, presidente da CVM e do Conef, também participou da solenidade e falou sobre a crescente importância do tema para o governo. “Educação financeira tem se consolidado como uma política prioritária de Estado”, disse. Para Robert, as ações precisam ser constantemente mensuradas, reavaliadas e reinventadas. “Outro aspecto desafiador: como criar e manter iniciativas de massa? Por isso somos entusiastas de esforços conjuntos de educação como a Enef e a Semana Nacional de Educação Financeira: juntos conseguimos impactar mais pessoas e ir mais longe”, afirmou.

Conheça a Semana Enef

A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira) para capacitar as próximas gerações a serem cidadãos economicamente responsáveis. Integramos o comitê ao lado das entidades: Banco Central, BM&FBovespa, CNSeg, CVM, Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça e Cidadania, Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e Susep (Superintendência de Seguros Privados).