• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Plataforma vai unificar inscrições para provas de certificação e cursos de atualização

Novidade estará no ar até o fim de janeiro

Os sistemas de inscrições para as provas de certificação e para os cursos de atualização das certificações (educação continuada) serão integrados em uma mesma plataforma até o fim de janeiro. Os novos controles otimizarão os processos de inscrições.

Confira o calendário de provas para 2018.

A partir da conexão entre as duas bases de dados, a plataforma irá permitir inscrições nos cursos apenas aos profissionais que estiverem aptos a atualizarem suas certificações. Poderão se inscrever aqueles que tiverem uma certificação válida, até 30 dias antes do vencimento (que é o prazo máximo para a conclusão dos cursos). O sistema também não vai liberar a inscrição para os cursos de quem estiver com a certificação vencida.

O benefício também se estenderá às instituições, que terão mais controle sobre a situação de seus profissionais, podendo acompanhar quem se inscreveu, acessou o curso e concluiu o processo.

Validade e renovação das certificações

As certificações têm validade de cinco anos para quem trabalha em instituições financeiras e de três anos para aqueles que não estão neste mercado (sem vínculo). A atualização é feita por meio de um curso. Os profissionais sem vínculo devem renovar a certificação, obrigatoriamente, por meio do nosso curso de atualização ou realizar uma prova. Já os vinculados também podem optar por fazer um curso que cubra o programa de atualização, mas oferecido pela própria instituição em que trabalham, por exemplo.

Atualmente, estão disponíveis cursos para a CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – série 10), CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – série 20) e CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA). A CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) é válida enquanto o profissional estiver atuando com gestão; para os profissionais sem vínculo, ela tem validade de três anos.

Recordes

Em dezembro do último ano, 454 profissionais se inscreveram para prestar a prova da CEA, o maior número mensal desde a criação do exame, em 2009. Outro recorde do período se refere à quantidade de inscritos por mês para a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA): foram 229 inscrições para o módulo 1 da prova e 188 para o módulo 2.

No total do ano de 2017, foram feitas 87.136 provas das quatro certificações. O destaque ficou com a CPA-20, que teve 34.774 exames realizados, recorde desde o lançamento do programa de certificação 2002.

Saiba mais: leia o relatório sobre os 15 anos das nossas certificações!

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.