Notícias

Webinar da Supervisão destaca a importância da atualização do cadastro dos profissionais certificados

Mais de 220 pessoas assistiram ao webinar sobre a supervisão das certificações, realizado na terça-feira, 21. O público pôde compreender o funcionamento da área e tirar dúvidas com o superintendente de Supervisão de Mercados, Guilherme Benaderet; a superintendente de Educação, Ana Leoni; a gerente de Supervisão de Mercados, Priscilla Sorrentino; e a assistente Natasha Klein.

Uma das dúvidas recorrentes dos profissionais é em relação às diferenças entre associados e aderentes. Priscilla explicou que aderentes são as instituições que seguem voluntariamente um dos nossos códigos de autorrregulação. Já as instituições que se associam, obrigatoriamente, seguem todos os códigos pertinentes às atividades que exercem. Como associadas, as instituições têm obrigações e direitos, como acesso a informações exclusivas e representatividade dentro da Associação, dentre outros benefícios.

O webinar reforçou a importância da atualização do cadastro dos profissionais no banco de dados. Natasha explicou como completar os campos das diversas telas do sistema da Certificação e tirou dúvidas do público. Segundo ela, nas instituições, o preenchimento dessas informações é comumente feito pelas áreas de RH e Compliance. Devem ser incluídos no banco de dados todos os profissionais certificados e em processo de certificação ou de atualização, assim como aqueles com certificação vencida.

O nosso modelo de autorregulação foi explicado por Guilherme, que esclareceu também como atua a supervisão das certificações, com ênfase ao caráter educativo do processo. A superintendente Ana Leoni encerrou o encontro ressaltando que o evento contribuiu para desmistificar o trabalho da Supervisão e aproximá-lo do público. “As regras que elaboramos são construídas por vocês. O Código de Certificação tem, assim como os demais, o objetivo de refletir a realidade dos mercados”, concluiu.