ANBIMA
ANBIMA

linha do tempo 2

JAN2016

...

Adesão aos códigos de autorregulação passa a ser feita online via SSM

O processo de adesão passou a ser feito completamente online por meio do SSM (Sistema de Supervisão de Mercados), plataforma de interação entre a área de Supervisão de Mercados e as instituições que seguem as regras. O novo formato confere maior agilidade.

FEV2016

...

Almoço de confraternização da imprensa reúne 19 jornalistas com nossos diretores

Os principais veículos de comunicação participaram do nosso tradicional almoço de imprensa junto com nossos principais porta-vozes, entre diretores, presidentes de comitês e membros da equipe interna.

MAR2016

...

Selic lança novo portal

O Selic lançou novo portal com sua identidade visual repaginada. Além de atualização tecnológica, a novidade traz melhorias no acesso às informações.

ABR2016

...

Robert van Dijk é eleito presidente para 2016/2018

Nossos associados elegeram a Diretoria da ANBIMA para o biênio 2016/2018. Robert van Dijk é o novo presidente da Associação. O comando da entidade conta ainda com oito Vice-presidentes e 12 diretores. Também foram eleitos os membros dos conselhos Fiscal e de Ética.

...

Publicação traz mapa de investimentos das pessoas físicas no Brasil

As estatísticas dos segmentos de private banking e de varejo foram consolidadas em um único relatório, que traz o mapa de investimentos das pessoas físicas no Brasil.

...

Crianças assistem a concerto de música clássica apoiado pela ANBIMA

Alunos da rede pública de ensino e crianças das comunidades cariocas assistiram ao concerto “O Maestro Provisório” no teatro Cidade das Artes, localizado no Rio de Janeiro. Idealizada pela orquestra Johann Sebastian Rio, a apresentação foi patrocinada por nós por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e assistida por 600 crianças.

...

José Carlos Doherty é reeleito para presidência do AMCC

Nosso superintendente-geral, José Carlos Doherty, foi reeleito presidente do AMCC (Comitê Consultivo de Membros Afiliados) da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores). Este é o terceiro mandato de Doherty à frente do comitê: ele assumiu o grupo em 2012 e foi reconduzido ao cargo em 2014.

MAI2016

...

Publicação, em jornais, de carta aberta sobre pontos para retomar o crescimento do país

Logo após a eleição da nova Diretoria, publicamos nos principais jornais do país uma carta aberta à sociedade, na qual detalhamos os pontos que consideramos essenciais para compor a agenda de retomada do crescimento do país.

...

Lançamento dos dois novos índices IDA-IPCA e IMA Intradiário 12h30

Lançamos dois índices para diferentes segmentos do mercado. O IDA IPCA-Infraestrutura acompanha a evolução das debêntures de infraestrutura no mercado secundário. O IDA IPCA ex-Infraestrutura reflete os movimentos das demais debêntures indexadas ao IPCA.

Já o IMA Intradiário 12h30 mostra a variação de carteiras teóricas dos títulos públicos com base nos preços obtidos pela média das taxas de compra e venda no mercado secundário que apuramos às 12h30.

JUN2016

...

Cerimônia de posse da nova Diretoria reúne mais de 400 convidados

Mais de 400 pessoas participaram da cerimônia de posse da nossa nova Diretoria, em São Paulo. A solenidade foi prestigiada por autoridades, membros dos nossos organismos, representantes de instituições financeiras, membros de associações parceiras e jornalistas.

...

José Carlos Doherty é eleito membro da diretoria da Fiafin

Nosso superintendente-geral, José Carlos Doherty, tornou-se um dos diretores da Fiafin (Federação Iberoamericana de Fundos de Investimento). A eleição aconteceu durante a 10ª Reunião da Fiafin, em Buenos Aires, na Argentina.

...

Lançamento da série de eventos exclusivos para associados: ANBIMA Debate

Inauguramos uma série de eventos exclusiva para os associados. O objetivo é promover discussões de temas atuais para disseminação de conhecimento e troca de ideias, especialmente para os profissionais que não participam dos nossos comitês. Nesse ano foram três edições: cibersegurança, Instrução CVM 558 e cenário macroeconômico. Os encontros acontecem presencialmente, sempre com transmissão online. Ao todo participaram 705 associados.

JUL2016

...

Lançamento de nova versão do Código de Fundos

O conjunto de regras trouxe alterações alinhadas à Instrução CVM 558. Os gestores agora devem elaborar política de gestão de risco para os fundos e os administradores ficaram obrigados a desenvolver uma política mais ampla para seleção, contratação e monitoramento dos prestadores de serviços dos fundos.

...

Programas CPA-10 e CPA-20 são reformulados para incluir previdência e finanças pessoais

Os programas detalhados para os exames da CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) e da CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) foram alterados para incluir os temas previdência complementar aberta (PGBL e VGBL) nas duas certificações e finanças pessoais e comportamentais na CPA-20.

AGO2016

...

Guia orienta instituições na implementação de programa de cibersegurança

As instituições ganharam um guia com práticas efetivas para orientá-las na implementação de programa de segurança cibernética. O Guia de Cibersegurança está de acordo com o que vem sendo feito no mundo todo: reguladores e autorreguladores passaram a dar maior atenção ao tema, já que os ataques cibernéticos são uma ameaça aos mercados. O documento também ganhou versão em inglês.

SET2016

...

Conferência ANBIMA Cetip de Renda Fixa reúne mais de 400 pessoas

Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento que realizamos em parceria com a Cetip. A programação incluiu temas como o cenário econômico, a necessidade de renovação dos canais de distribuição e a influência das inovações tecnológicas sobre os negócios

...

Apresentação de pesquisa revela que quase 70% das assets consideram questões sustentáveis nas análises de ativos

Realizamos pesquisa com assets para identificar o grau de engajamento de questões ambientais, sociais e de governança corporativa, conhecidas como ASG, nas avaliações de risco de seus investimentos. Quase 70% das instituições da amostra afirmaram considerar questões ASG nas análises dos ativos. A pesquisa foi conduzida pelo GT Sustentabilidade, que reúne gestoras associadas para troca de experiências e maior engajamento do segmento no tema.

...

Lançamento do novo Sistema de Autenticação e Controle de Acesso do Selic (Logon)

Foi lançado o novo Sistema de Controle de Acesso do Selic, conhecido como Sistema Logon. A nova versão é um marco no processo de modernização do Selic e dos seus módulos complementares, oferecendo maior flexibilidade e segurança no acesso às funcionalidades dos sistemas.

OUT2016

...

Publicação registra os principais temas debatidos na Conferência de Renda Fixa

Os principais debates que aconteceram na Conferência ANBIMA Cetip de Renda Fixa realizada foram reproduzidas no último número da série Texto para Discussão.

NOV2016

...

Nova versão do Código de Varejo inclui pessoa jurídica na autorregulação

Entre as novidades está a autorregulação da comercialização de produtos de investimento para os clientes pessoa jurídica. A mudança busca aumentar a abrangência da autorregulação do segmento, que monitorava, até então, apenas a distribuição de produtos para pessoa física.

...

Lançamento de dois subíndices do IMA, que servirão de benchmarks para o mercado de ETFs

Passamos a divulgar dois novos subíndices do IMA (Índice de Mercado ANBIMA): o IMA-B 5 P2 e o IRF-M P2, criados para atender às regras de tributação dos ETFs de renda fixa.

...

GT Interagentes lança Código Brasileiro de Governança Corporativa

Foi lançado o Código Brasileiro de Governança Corporativa para Companhias Abertas, uma criação coletiva do GT Interagentes, grupo do qual fazemos parte junto com dez entidades do mercado de capitais. O documento segue o modelo “Pratique ou Explique”, por meio do qual a empresa que optar por não cumprir algum item do código deve explicar o motivo pelo qual não aderiu.

...

Práticas de governança de precificação trazem mais transparência para o mercado

As práticas e os procedimentos adotados para a coleta, o tratamento e a divulgação dos dados que disponibilizamos ao mercado foram formalizadas em dois documentos públicos: o Guia para Prestação de Informações e o Manual ANBIMA de Processos para Apuração de Taxas e Preços. A iniciativa tem por objetivo dar mais transparência ao nosso processo de apuração de taxas e preços de títulos públicos e debêntures.

DEZ2016

...

Entra no ar o novo portal: www.anbima.com.br

Nosso novo portal estreou com navegação ainda mais intuitiva e nova organização dos assuntos, possibilitando consultas rápidas e fáceis.

ANBIMA

Relatório Anual
anbima 2016

mensagens

Visão geral

perfil

$

visão

$

missão

$

valores

$

a anbima em números

$

governança

$

quem é quem

$

Associados

Nossa razão de existir são as
instituições associadas. conheça
o perfil delas:

$

Estratégia

Modelo de
atuação

$

estratégia
de 2016

$

plano de ação
2017

$

nossos
relacionamentos

$

EVENTOS

Em 2016, promovemos mais de
30 eventos com impacto em cerca
de 7 mil pessoas.

Clique nas setas laterais para conferir os maiores.

workshop regularização de recursos
no exterior

Abril 2016 340 participantes
Esclarecimento de dúvidas sobre os impactos do RERCT (Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária).

anbima debate: cybersecurity

Junho 2016 130 participantes
Discussão dos desafios de cibersegurança nos mercados financeiro e de capitais.

atuação internacional

ACOMPANHAMOS DISCUSSÕES AO
REDOR DO MUNDO. O OBJETIVO? IDENTIFICAR
TENDÊNCIAS E ANTECIPAR QUESTÕES
DO MERCADO INTERNACIONAL.

Confira todas as nossas atividades em 2016:

Iosco

$

representação

$

educação

$

investimentos

principais
investimentos

$

gestão de
fornecedores

$

gente

perfil dos
colaboradores

$

organograma

$

endomarketing

$

Empresas ligadas

Temos orgulho de estarmos
conectados a importantes
empresas do mercado.
confira:

$

Sobre o relatório

Processo
de elaboração

$

partes
interessadas

$

sumário gri

estratégia e análise

  • Mensagem da Diretoria

perfil organizacional

  • Visão Geral > Perfil
  • Visão Geral > Perfil
    Empresas ligadas
  • Visão Geral > Perfil
  • Visão Geral > Perfil
  • Visão Geral > Perfil
  • Associados
  • Gente > Quadro geral
  • Gente > Quadro geral
  • -
  • Investimentos > Gestão de fornecedores
  • -
  • -
  • Estratégia > Nossos relacionamentos
    Linha do Tempo
  • Estratégia > Nossos relacionamentos

Aspectos materiais identificados e limites

  • -
  • Sobre o relatório > Processo de elaboração
  • -
  • -
  • -
  • -
  • -

engajamento de stakeholders

  • Sobre o relatório > Partes interessadas
  • Sobre o relatório > Partes interessadas
  • -
  • -

perfil do relatório

  • Sobre o relatório > Processo de elaboração
  • Sobre o relatório > Processo de elaboração
  • Sobre o relatório > Processo de elaboração
  • Sobre o relatório > Processo de elaboração
  • Perfil do relatório > Partes interessadas
  • -

governança

  • Visão Geral > Governança

ética e integridade

  • Visão Geral > Missão
    Visão Geral > Visão
    Visão Geral > Valores

CRÉDITOS

  • Marcelo Billi

    Assessoria de
    Comunicação Institucional
  • Marineide Marques

    Coordenação
  • Paula Diniz

    Texto
  • Skidun

    Projeto digital
  • ANBIMA

    Imagens