<iframesrc=" ns.html?id="GTM-MZDVZ6&quot;" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"> ANBIMA ultrapassa marca de 500 debêntures precificadas diariamente – ANBIMA

ANBIMA ultrapassa marca de 500 debêntures precificadas diariamente

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) ultrapassou a marca de 500 debêntures precificadas diariamente. Nesta semana, vinte e duas novas séries foram incluídas na base, totalizando 510 ativos, que representam 92% dos títulos desse tipo em negociação no mercado secundário.

“Este é o maior conjunto de debêntures precificadas desde o início da atividade na Associação, em 2004. Começamos com 30 papéis na ocasião, e a entrada dos ativos sempre atendeu as demandas por referências de preços que recebemos do mercado, algo que tem crescido com maior velocidade recentemente, como reflexo do desenvolvimento do secundário”, afirma Hilton Notini, gerente de Preços e Índices da ANBIMA.

O aumento da liquidez nos últimos meses, potencializado no início da pandemia de Covid-19, provocou a busca do mercado por referências de preços de um conjunto maior de ativos, o que, consequentemente, estimulou a adição de novos papeis na base. O contexto de volatilidade incentivou os movimentos de compra e venda de ativos pelos investidores – e essa dinâmica mais aquecida do secundário impulsionou as estratégias dos gestores em crédito privado e ampliou a necessidade de transparência das taxas praticadas.

A Associação segue metodologia própria de coleta, tratamento e cálculo das taxas indicativas que são divulgadas todos os dias úteis (link). Este ano, para ampliar a transparência da atividade, foi lançado o Relatório de Precificação, uma publicação que também é diária e inclui os detalhes sobre a formação dos preços.