<iframesrc=" ns.html?id="GTM-MZDVZ6&quot;" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"> PSTI ANBIMA começa a operar – ANBIMA

Imprensa

PSTI ANBIMA começa a operar

O Provedor de Sistemas de Tecnologia da Informação (PSTI) da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) entrou em operação. Em maio de 2010, Banco Central (BC) concedeu a autorização para que o serviço fosse criado pela Associação e em novembro daquele ano, algumas instituições já começavam a fazer os primeiros testes.

A Oliveira Truste a Planner foram as primeiras a concluir o processo de homologação exigido pelo Banco Central e a entrar em produção. A Portocred, a Renascença e a XP Investimentos também já concluíram a fase de homologação e devem começar a operar em breve. Outras cinco instituições estão iniciando a implantação do sistema para iniciar a fase de testes.

O PSTI pode ser utilizado por bancos-detentores de conta reserva bancária -e instituições não-bancárias, como corretoras e distribuidoras de valores-detentoras de contas de liquidação - para acesso ao STR (Sistema de Transferência de Reservas), com custo reduzido de infraestrutura e conexão.

“Estamos bastante satisfeitos com a escolha de operar via PSTI. Além das vantagens de trabalhar com um parceiro conhecido e com custo compartilhado, temos o conforto de ter um sistema compatível com todo o mercado”, comenta Mauro Sérgio Oliveira, sócio-diretor da Oliveira Trust.

O provedor é mais uma iniciativa da ANBIMA no sentido de oferecer a seus associados, condições adequadas de competitividade. “O PSTI reduz consideravelmente os custos das pequenas e médias instituições e garante segurança às operações financeiras. Em 2011, imaginamos que o número de empresas operando via PSTI deva aumentar bastante”, afirma o Superintendente Executivo de Produtos e Serviços da ANBIMA, André Mello.

A plataforma tecnológica utilizada pelo PSTI será a RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado),que já é utilizada atualmente para acessar, entre outros, sistemas como o Selic e a Cetip. A ANBIMA conta ainda com a parceria da JD Consultores, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, responsável pelo fornecimento dos softwares.

Sobre o PSTI
O PSTI ANBIMA provê acesso compartilhado à RSFN (Rede do Sistema Financeiro Nacional). O serviço tem como objetivo proporcionar às instituições financeiras não-bancárias a redução significativa nos custos de infraestrutura e a oportunidade de operar suas próprias contas de liquidação.

Além do PSTI, a ANBIMA também oferece outros serviços compartilhados ao mercado. Entre eles, estão o Plano de Saúde, a Ouvidoria e a Revista ANBIMA, que são oferecidos com o objetivo de diminuir custos aos associados, sempre mantendo a qualidade. O conceito de serviços compartilhados possibilita que as instituições pequenas possam ter acesso a ganhos de escala similares àqueles que beneficiam as maiores.