<iframesrc=" ns.html?id="GTM-MZDVZ6&quot;" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden"> Faltam habilidades digitais para CFOs. Quem sofre são as finanças autônomas – ANBIMA
    Espanhol Español (ES)

Publicações

Consulta
2023#15: Faltam habilidades digitais aos CFOs
Regulação Internacional

2023

#15: Faltam habilidades digitais aos CFOs

Faltam habilidades digitais para CFOs. Quem sofre são as finanças autônomas

foto1.jpg

A falta de conhecimento e habilidades digitais de CFOs (Chief Financial Officers) pode interromper o progresso da transformação digital corporativa e atrapalhar a evolução das finanças autônomas - o uso de inteligência artificial, blockchain e hiperautomação para automatizar tarefas rotineiras, processos e atividades de forecast nas áreas financeiras.
 
Quem aponta o problema é a empresa global de pesquisas e consultoria Gartner. A falta de habilidades digitais nas lideranças seniores vai provocar um aumento indesejado de rotatividade: até 2026, 50% de novas contratações devem acontecer para repor profissionais nesses cargos, que não terão competências digitais para lidar com o novo cenário tecnológico.
 
Em um documento produzido pela consultoria que tivemos acesso, Marco Steecker, Diretor de Pesquisa da Prática Financeira do Gartner, escreve que “CFOs deveriam estar preparando seus times para uma época na qual o setor financeiro operará de forma autônoma, impulsionada por tecnologias como a IA, mas poucos líderes financeiros conseguirão aprender habilidades digitais por conta própria”, afirma.  “Uma lacuna de competências digitais aumentará nos próximos anos se não for trabalhada, e os CFOs desatualizados terão cada vez mais dificuldade para gerenciar times responsáveis pelas entregas de iniciativas digitalizadas.” 
 
À medida que a demanda por habilidades tecnológicas aumenta e as práticas tradicionais são substituídas por novas tecnologias, a lacuna entre a gestão e as equipes vai aumentar. A recomendação é intensificar esforços para educação digital (upskilling e reskilling, principalmente). Segundo o Gartner, 18% das equipes financeiras pesquisadas demonstram competências digitais, mas só 11% dos gerentes têm o mesmo perfil de conhecimento.
 
O desafio: mudar o modelo mental de CFOs. Segundo pesquisa do Gartner, 64% acreditam que as finanças autônomas serão realidade em seis anos, mas mais da metade diz que tem dificuldade de mudar seu modelo mental para alcançar esse cenário.
 
Mas do que estamos falando?
 
Quando nos referimos a finanças autônomas, estamos falando de situações em que processos e atividades são parcialmente governados e operados por agentes de software de autoaprendizagem (como a inteligência artificial) que otimizam as operações de front, middle e back-office.
 
Um bom exemplo é o gráfico abaixo: em um processo de previsão (forecast) de mercado, a prática convencional é que líderes de finanças analisem cenários com relatórios de inteligência de negócios para reconhecer padrões de mudança e oportunidades de aumentar o market share. No processo autônomo, ferramentas inteligentes de forecast analisam cenários, fazem previsões e se comunicam diretamente com sistemas de ERP (de planejamento de negócios) para aumentar produção, por exemplo.

foto2.PNG

Segundo o Gartner, uma função financeira autônoma não é apenas automatizada, ela consegue fornecer insights preditivos e em tempo real, ampliados, mantendo a conformidade e dando mais flexibilidade para a estratégia financeira. Recursos extremamente valiosos que levam a construir resiliência digital para enfrentar tempestades financeiras disruptivas.
 
Os building blocks dessa estratégia, segundo Gartner, são:

  • Dados e analytics
  • Blockchain
  • Inteligência artificial
  • Nuvem
  • Hiperautomação
  • Talentos digitais

 
O relatório Predicts 2023: the impact of autonomous technologies on FP&A and controller processes prevê que, até 2027, 90% das análises descritivas e diagnósticas em finanças serão totalmente automatizadas. Nesse sentido, a recomendação é que a gestão dessas áreas pense em como mudar o perfil das equipes, expandindo o número de pessoas capazes de analisar cenários e tomar decisões, reduzindo equipes de atividades manuais.
 
Quatro previsões sobre a automação das finanças:
 
Em 2025, 70% das empresas vão utilizar tecnologias de analytics gráfico, machine learning, IA e blockchain como componentes críticos para sua modelagem semântica.
Em 2027, 50% das funções de controladoria vão explorar processos digitais para melhorar capacidade de julgamento na análise de balanços.
Em 2027, 90% das análises descritivas ("o que aconteceu") e diagnósticos ("como isso foi acontecer") em finanças serão totalmente automatizadas.
Em 2028, 50% das organizações terão adotado ferramentas autônomas de IA para planejamento operacional e forecast.

Para o seu radar
 

  • Com pressa de aprender? Esse vídeo de cinco minutos, protagonizado por Alexander Bant, chefe de pesquisas do Gartner para mercado financeiro, faz um voo rasante sobre o conceito de finanças autônomas e suas tecnologias;
  • Como não ficar de fora. O estudo Achieve autonomous finance with 3 CFO mindset shifts apresenta três mudanças obrigatórias no modelo mental de CFOs para conseguir acompanhar o passo. A primeira: experimentar e testar amplamente várias tecnologias para entender o valor que trazem para as finanças autônomas, em oposição à mentalidade de começar pequeno e gastar pouco com tecnologia