Informativo

Revisão das prioridades da ANBIMA para 2020 reflete cenário econômico

128ª edição - Junho  2020

O plano de ação da ANBIMA para 2020 passou por uma revisão para incorporar os novos desafios impostos ao mercado pela pandemia de Covid-19. As ações refletem as demandas e preocupações dos associados e também a participação do mercado de capitais na retomada do crescimento econômico do Brasil. Segundo Carlos Ambrósio, nosso presidente, agora é o momento de nos organizarmos a médio e longo prazo. As iniciativas estão divididas em dois blocos. Um deles é chamado de "Agenda positiva" com os temas priorizados por conta das necessidades surgidas na crise. O outro bloco inclui ações relacionadas às atividades rotineiras da ANBIMA na defesa dos interesses dos associados.

Posicionamento de distribuição

Nos últimos anos, experimentamos um movimento positivo de consolidação das plataformas abertas de investimento e maior concorrência entre diferentes modelos de distribuição. Com mais players todos ganham: o mercado e, principalmente, os investidores. Para fortalecer ainda mais esse cenário democrático e a indústria de gestão, a ANBIMA atua em diversas frentes, como a melhor definição de papéis dos agentes autônomos e dos consultores de investimento. Outra iniciativa é a maior transparência de informações aos investidores, envolvendo todos os profissionais da cadeia de distribuição. Por último, trabalhamos desde sempre na qualificação e educação continuada dos profissionais do mercado, pois são eles que representam a indústria de investimento aos olhos do cliente. Confira nosso posicionamento sobre a distribuição de produtos de investimento no Brasil na íntegra.

Atualização da CGA

Começou a atualização das primeiras turmas de profissionais com a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA). Mais de 800 pessoas deverão fazer nosso curso online até 1º de outubro para renovar a certificação. Mas não são todos que precisam passar por esse processo. A atualização é necessária apenas para aqueles que não trabalham em instituições aderentes ao Código de Certificação ou trabalham, mas não desempenham a atividade de gestão de recursos de terceiros. O curso traz aulas de ética, modelos de precificação, finanças comportamentais, processo de gestão, novas tecnologias em finanças, entre outras.

Precificação de debêntures

Nesta semana, incluímos 22 novas séries de debêntures na nossa precificação diária. Atingimos agora 493 papéis, o que representa 87% desses títulos negociados no mercado secundário. Também vamos precificar dois novos CRAs e seis CRIs, totalizando 58 ativos de securitização na base.