• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.
            •  

              PERGUNTAS E RESPOSTAS

              Os agendamentos voltaram no dia 01/06/21, em todos os estados do Brasil. Neste primeiro momento, a prioridade é dos candidatos que já haviam realizado o pagamento da inscrição e os profissionais inscritos pelas suas respectivas instituições desde a suspensão dos exames. A partir do dia 15/06 as inscrições estarão abertas a todos os interessados.

              A partir do dia 15/06, as inscrições estarão abertas para todos, mas lembre-se: o pagamento da inscrição somente deverá ser realizado pelo candidato, após verificar no calendário a disponibilidade de vagas para o dia, horário e local desejado.

              Se for candidato à CPA-10, CPA-20, CEA e/ou CFG, você terá até seis meses para realizar o agendamento da prova, contados da data da confirmação do pagamento. Excedido esse prazo, sua inscrição é cancelada automaticamente sem restituição da taxa de inscrição.

              Não! Fique tranquilo, todos que já estavam inscritos podem agendar o exame normalmente.

              O uso de máscara é obrigatório pelos candidatos durante toda a permanência nos Centros de Testes. O não cumprimento desta norma ocasionará o cancelamento da prova, sem reembolso.

              Confira os principais itens do protocolo que estamos seguindo em todas as regiões:

              • Salas com ocupação máxima de 50% da capacidade.
              • Distânciamento mínimo de 1,5m entre os candidatos na hora das provas.
              • Disponibilização de álcool gel nas instalações.
              • Higienização dos equipamentos antes e após a realização das provas.
              • Conferência da documentação sem contato físico do fiscal.
              • Higienização das mãos e uso de máscara obrigatório pelos candidatos e profissionais que trabalham nos centros de testes.

              Os exames da CPA-10, CPA-20, CEA e CFG atualmente estão disponíveis nas principais cidades do Brasil. Você também poderá consultar a disponibilidade de vagas no calendário, no portal. Lembrando que esta lista está sujeita a alteração e disponibilidade de vagas.

              Sim. Prezando pela segurança de todos, estamos seguindo rigidamente os protocolos de higienização e distanciamento entre os candidatos. Desta forma, a capacidade de alunos por turma foi reduzida pela metade. Em contrapartida, com o objetivo de atender o máximo de pessoas no menor prazo e disponibilizamos turmas extras por horário.

              Da mesma forma que fizemos em 2020, adotamos novas medidas de flexibilização temporária para atividades que requerem profissionais certificados. As instituições estão autorizadas, por exemplo, a contratarem ou movimentarem profissionais que ainda não são certificados para atuar em atividades que exigem a certificação, desde que seja apresentado um plano de ação à ANBIMA e que essa contratação ou movimentação tenha sido feita a partir de 08 de março de 2021. Todas as instituições já foram avisadas e estão por dentro desse processo. Saiba mais clicando aqui.

              Os agendamentos estão sujeitos à disponibilidade de vagas. Caso esgotem as vagas na sua região, pedimos a compreensão e recomendamos que consulte posteriormente no sistema, pois estamos monitorando frequentemente a gestão de vagas e buscando alternativas junto aos centros de testes.

              Ainda não temos previsão de retomada para as regiões fechadas por decretos regionais. Estamos frequentemente analisando cada região para avaliar a possibilidade de retomar as atividades com segurança. Atualizaremos sempre esta lista quando houver a entrada ou saída de uma região. Você também poderá consultar a disponibilidade no portal.

              Devido à pandemia, a ANBIMA concedeu uma flexibilização temporária às instituições aderentes ao Código de Certificação para contratar ou movimentar profissionais não certificados para atividades que exigem CPA-10, CPA-20, CEA e CGA. A contratação ou movimentação deve ter sido feita a partir de 08 de março de 2021. A partir da data a ser definida pela ANBIMA, os profissionais terão o prazo de três meses para obter a certificação, no caso de CPA-10, CPA-20 e CEA, e de seis meses no caso da CGA. Destaca-se que essa tal data será divulgada com antecedência às instituições que participam do Código de Certificação. Saiba mais sobre o assunto, clicando aqui.

              Sim, a qualquer momento podemos suspender as inscrições, sem prévio aviso, a fim de evitar um alto volume de candidatos inscritos em relação à oferta de vagas. As inscrições também poderão ser suspensas em caso de evolução da pandemia.

              Para cada inscrição é possível realizar até 3 agendamentos. Para que isso seja possível, cada cancelamento deve acontecer com o prazo máximo de até 8 (oito) dias corridos antes da data de realização do seu exame. Por exemplo, se o seu exame está agendado para o dia 10/07, a data máxima para o cancelamento é no dia 02/07. Somente assim você garante que seu cancelamento possa ser reagendado. E fique tranquilo, os agendamentos cancelados pela ANBIMA não são contabilizados.

              Como diversas pessoas acessam o sistema simultaneamente, existe a possibilidade da vaga desejada se esgotar durante o seu processo de inscrição e pagamento. Neste caso, será necessário escolher outra turma disponível ou aguardar a abertura de novas turmas. Lembrando que após a confirmação do pagamento da inscrição, você terá o prazo de até seis meses para realizar o agendamento da prova.

              Por razões de decretos ou por decisão da ANBIMA e/ou parceiros, os exames podem ser cancelados, sem aviso prévio. A ANBIMA irá disponibilizar um novo agendamento ao candidato, sem custos, porém não irá realizar o reembolso de outras despesas de qualquer natureza, como locomoção, alimentação, hospedagem, etc.

              Sim! Você pode solicitar a alteração da sua inscrição. Para pedir a alteração de uma certificação para outra basta enviar um e-mail com o seu pedido para: certificacao@anbima.com.br

              Sim! Ajustamos os calendários com novos prazos para quem deseja se certificar nos modelos novo e atual.

              10/06/21 - Primeiro exame da CFG
              10/06/21 - Abertura dos pedidos de dispensa da CFG para CFA e CAIA
              21/06/21 - Abertura das inscrições para a nova CGA e para CGE
              01/07/21 - Primeiros exames da nova CGA e da CGE

              Descontinuidade da CGA atual
              16/07/21 - Último dia de inscrição para novos candidatos*
              29/07/21 - Último exame para novos candidatos e último exame do módulo CFA
              30/07/21 - Início do período de exames exclusivos para quem foi aprovado em um módulo
              05/11/21 - Último dia de inscrição para quem tem módulo pendente*
              18/11/21 - Último exame da CGA no modelo atual

              *A realização dos exames está sempre sujeita à disponibilidade de vagas.