• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.

Notícias Integra

Semana ANBIMA de Prevenção à Lavagem de Dinheiro acontece de 4 a 8 de julho

Série de lives reúne lideranças da Associação e representantes da CVM, do Banco Central e do Coaf para discutir PLD/FTP

Na 2ª edição da Semana ANBIMA de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, receberemos representantes da CVM, do Banco Central e do Coaf (Conselho de Controle da Atividade Financeira) para discutir os assuntos mais atuais relacionados à prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e à proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP). Serão dez lives em que nossos associados poderão tirar dúvidas com as principais autoridades e profissionais do mercado.

Nos encontros, que acontecem entre 4 e 8 de julho, discutiremos quais controles precisam ser aprimorados para que os agentes do mercado financeiro se adequem às normas estabelecidas pelos reguladores nos últimos anos, principalmente à Resolução CVM 50 e à Circular 3.978/20 do BC. Também apresentaremos a nova edição do Guia ANBIMA de PLD/FTP e conversaremos sobre as melhores práticas e ferramentas para combater esses crimes financeiros em diferentes cenários.

Associados podem acompanhar os encontros no Workplace, rede de acesso exclusivo. Apenas pelo Workplace será possível enviar perguntas aos palestrantes, interagir com outros participantes e comentar sobre os debates. Associados que ainda não têm acesso ao Workplace devem entrar em contato com a nossa área de Relacionamento com Associado (centraldoassociado@anbima.com.br).

Quem ainda não é nosso associado pode assistir às lives no YouTube, basta se inscrever aqui.

Em 12 de julho, os vídeos e áudios dos encontros serão disponibilizados em nosso canal no YouTube e nas plataformas de podcast, como SpotifyDeezerGoogle Podcasts e Apple Podcasts.

Confira a programação completa abaixo:

4 de julho, segunda-feira

10h às 11h – Impactos da Resolução CVM 50 sobre fundos exclusivos

Sob a ótica da Resolução CVM 50, editada em agosto de 2021, discutiremos com o regulador as possíveis sucetibilidades e as medidas necessárias para prevenir a lavagem de dinheiro em operações de fundos exclusivos.

A abertura do evento será feita por Zeca Doherty, nosso superintendente-geral, e Alexandre Pinheiro, superintendente-geral da CVM. Participarão do bate-papo: Daniel Maeda e Marcus Vinicius de Carvalho, da CVM; Julya Wellisch, da Vinci Partners e do nosso Fórum de Apoio Jurídico; e Marina Copola, do escritório Yazbek Advogados. A moderação será de Fernanda Soares, da ANBIMA.

11h15 às 12h15 – Cuidados na aquisição de ativos para fundos de investimento

Quais diligências de prevenção à lavagem de dinheiro os gestores de recursos devem adotar ao compor as carteiras dos fundos de investimento?

Para discutir a questão, Daniel Maeda e Marcus Vinicius de Carvalho, da CVM, juntam-se a Antenor Madruga, do escritório Madruga BTW Advogados, e Aline Menezes, do UBS e do nosso Fórum de Apoio Jurídico. Luís Fernando Affonso, da Franklin Templeton e da nossa Comissão de PLD/FTP, participa como moderador da conversa.

5 de julho, terça-feira

10h às 11h – Como melhorar a Avaliação Nacional de Risco do Brasil

No papel de coordenador do grupo responsável por desenvolver a Avaliação Nacional de Risco (ANR) do Brasil, o Coaf discutirá o grau de maturidade dos mercados financeiro e de capitais frente aos esforços de PLD/FTP.

Afinal, o que ainda deve ser aprimorado para mitigar os riscos identificados durante a ANR? Participam da discussão Ricardo Liáo , do Coaf, e Soraya Alves, da ANBIMA. sob a moderação de e Alexandre Pinheiro, da CVM. 

11h15 às 12h15 – Aprimorando as comunicações ao Coaf

Como as instituições devem analisar operações com indícios de lavagem de dinheiro antes de comunicá-las ao Coaf? Rochelle Ribeiro, do Coaf, conversa com Marcia Masiero, do Bradesco e da nossa Comissão de PLD/FTP,  sobre as expectativas do órgão em relação às instituições dos mercados financeiro e de capitais. Soraya Alves, da ANBIMA, também irá moderar esse painel.

6 de julho, quarta-feira

10h às 11h – Desafios da alocação de criptoativos em fundos

Ainda sem uma regulação definida em diversos países, os criptoativos trouxeram obstáculos importantes sob o ponto de vista do rastreamento das operações. Para discutir quais medidas podem ser tomadas para monitorar e prevenir o uso desses ativos em atividades ilícitas, receberemos: Bernardo Srur, da associação ABCripto, e Mariana Tumbiolo, da ZELA Consultoria. Vicente Braga, do escritório Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados, será o moderador da conversa.

11h15 às 12h15 – Tecnologias aliadas ao combate à lavagem de dinheiro

Novas tecnologias e softwares estão sendo lançados a fim de combater a lavagem de dinheiro e ajudar as companhias a cumprir os regulamentos PLD/FTP. Para entender como essas ferramentas podem contribuir com instituições, Vicente Braga, do escritório Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados, conversará com Nicole Dyskant, da Hashdex, e Carla Madeira, da Truxt Investimentos.

7 de julho, quinta-feira

10h às 11h – O papel das securitizadoras no combate à lavagem de dinheiro

Conversaremos com o regulador e com o mercado sobre os controles e monitoramentos que devem ser criados e aprimorados pelas securitizadoras com base na Resolução CVM 50.

O bate-papo será moderado por Ila Sym, da empresa de soluções financeiras Virgo e da nossa Comissão de PLD/FTP, e contará com a participação de: Bruno Gomes e Marcus Vinícius Carvalho, da CVM; Pedro Simões, do escritório Duarte Garcia Advogados; e Roberta Cassoli, da ZELA Consultoria.

11h15 às 12h15 – O que muda para os agentes de mercado com a nova ICVM 555

Continuaremos a conversar com a CVM, dessa vez sobre os impactos que a nova regulamentação de fundos trará nas responsabilidades de PLD/FTP de agentes de mercado, especialmente distribuidores e administradores fiduciários.

O painel será composto por Daniel Maeda, da CVM; Julia Duarte, da XP Investimentos e coordenadora da nossa Comissão de PLD/FTP; e Rubens Vidigal, do escritório Vidigal Neto Advogados. A moderação será de Silmara Baccani, do BNY Mellon.

8 de julho, sexta-feira

10h às 11h30 – Sob o olhar do Banco Central

No último dia da Semana ANBIMA de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, o BC vai falar sobre o futuro da PLD/FT e as inovações trazidas pela Circular 3.978/20, entre elas os resultados da avaliação interna de risco e as expectativas para o relatório de avaliação de efetividade. A discussão contará com a presença de Gerson Romantini, do BC, e Luciana Miranda, do CitiBank e da nossa Comissão de PLD/FTP. A moderação será de Fernanda Soares, da ANBIMA.

11h30 às 12h – Nova edição do Guia ANBIMA de PLD/FTP

Para fechar o evento, vamos falar das principais atualizações no Guia ANBIMA de PLD/FTP. O documento, que traz boas práticas para as instituições implementarem seus programas de prevenção, buscou responder às dúvidas do mercado e atender as expectativas dos reguladores. A apresentação será conduzida por: Fernanda Soares, da ANBIMA; Julia Duarte, da XP Investimentos; e Luciana Miranda, do CitiBank e da nossa Comissão de PLD/FTP.

 

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.