• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.
    Português Português (BR)

Comunicados

Retomada gradual dos exames de certificação

Retomada gradual dos exames de certificação


Prezado(a),



Os exames de certificação serão retomados na próxima quinta-feira, dia 23, nas cidades onde não existem restrições de funcionamento dos centros de teste. A partir de hoje, podem agendar os exames aqueles profissionais que estavam inscritos no momento da suspensão, em março. Os demais interessados poderão se inscrever a partir de 16 de agosto.



Apesar do retorno, ainda não será alterada a permissão para que as instituições que seguem nossos códigos contratem ou movimentem profissionais não certificados para atividades que exigem CPA-10, CPA-20, CEA e CGA.



Para as instituições que já se utilizaram das medidas de flexibilização, a contagem do prazo para certificação dos profissionais que foram movimentados ou contratados para atividades que requerem certificação, ainda não foi iniciada. Informaremos a todos quando o prazo se iniciar, em linha com o aumento da oferta de exames.



Dessa forma, está mantida a possibilidade de as instituições cadastrarem no SSM os profissionais não certificados contratados ou movimentados para atuar em atividades para a qual a certificação é obrigatória, desde que tais contratações e movimentações tenham ocorrido após 16 de março de 2020.



Veja abaixo as regras e o passo a passo para esse procedimento:




  • No SSM, acesse o menu “Supervisão” e, em seguida, a página “Documentos”. No item “Plano de ação para contingência”, clique em “Acessar documento”.


  • Preencha o arquivo com os dados da sua instituição e dos profissionais. Clique em “Anexar novo documento” para enviar o plano da sua instituição e clique em “Enviar”.



Para saber mais sobre o nosso plano de retomada dos exames, acesse: http://anbi.ma/cert-retorno



Estamos à disposição para esclarecer dúvidas.



Atenciosamente,



20/07/2020