• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.
    Português Português (BR)

Circulares

Retomada gradual dos exames de certificação

Retomada gradual dos exames de certificação

Prezado(a) associado(a),

Iniciaremos na próxima quinta-feira, 23, a retomada dos exames de certificação. O retorno acontecerá nas regiões do país onde não existem restrições para funcionamento dos centros de teste. Isso inclui a aplicação de provas nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, responsáveis por quase metade da demanda pelos exames.

O plano de retomada será feito em duas fases: a partir de hoje, 20 de julho, poderão agendar as provas todos os profissionais que já estavam inscritos no momento da suspensão, em março. Eles terão prioridade para a escolha de datas e locais de exame. No dia 17 de agosto serão reabertas as inscrições para os demais interessados.

Para garantir a segurança dos candidatos e da equipe envolvida na aplicação dos exames, estamos seguindo rigorosos protocolos para garantir a higienização constante dos ambientes e evitar a aglomeração de pessoas. Isso inclui a limpeza dos materiais do exame antes e depois de sua aplicação, a obrigatoriedade do uso de máscara nas dependências dos centros de teste e redução da capacidade máxima dos laboratórios em 50%.

A aplicação dos exames, no entanto, continua dependente do avanço da pandemia de Covid-19. Novas restrições de circulação ou revogação da permissão do funcionamento dos centros de teste podem afetar a oferta de vagas, resultar em cancelamento de exames ou uma nova suspensão geral da aplicação das provas.

Flexibilização para contratação de profissionais não certificados está mantida.

Apesar do retorno, ainda não será alterada a permissão para que as instituições que seguem nossos códigos contratem ou movimentem profissionais não certificados para atividades que exigem CPA-10, CPA-20, CEA ou CGA.

Para as instituições que já se utilizaram das medidas de flexibilização, a contagem do prazo para certificação dos profissionais que foram movimentados ou contratados para atividades que requerem certificação ainda não foi iniciada. Informaremos a todos quando o prazo se iniciar, em linha com o aumento da oferta de exames.

Dessa forma, está mantida a possibilidade de as instituições cadastrarem no SSM os profissionais não certificados contratados ou movimentados para atuar em atividades para a qual a certificação é obrigatória, desde que tais contratações e movimentações tenham ocorrido após 16 de março de 2020.

Todas as informações sobre a retomada dos exames estão disponíveis em página exclusiva de nosso portal. Acesse: http://anbi.ma/cert-retorno

Atenciosamente,

Zeca Doherty
Superintendente-geral da ANBIMA

20/07/2020