Anuário de Fundos 2015

FGV

Em 1944, a FGV era criada com o objetivo de formar profissionais para a administração pública e gestão de setores estratégicos no país. Um decreto-lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas autorizava o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) a constituir a entidade, que teria ainda como propósito a manutenção de núcleos de pesquisa, de estabelecimentos de ensino e dos serviços necessários para o exercício da sua missão.

Desde então, a Fundação dedica-se com empenho ao seu dever, completando não apenas 70 anos de existência, mas principalmente 70 anos de contribuições para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Durante esse tempo, a FGV também consolidou-se como think tank de renome internacional, destacando-se em estudos e projetos em cooperação com diversas nações do mundo.

Em 2014, a FGV figurou entre os 20 melhores think tanks do mundo no Global Go To Think Tanks Rankings 2014, produzido pela Universidade da Pensilvânia. Nessa edição a FGV subiu três posições, ficando em 18º lugar entre os top think tanks globais (incluindo os Estados Unidos), além de ter sido considerada o melhor think tank da América Latina.

No mesmo ano, a FGV ficou pelo quarto ano consecutivo entre as 150 instituições de ensino superior que formam os profissionais mais disputados em todo o mundo, de acordo com o "Emerging Employability University Ranking", divulgado pela versão global do jornal The New York Times. Além disso, a FGV é também a instituição brasileira mais bem colocada na primeira edição do ranking Alma Mater Index: Global Executives, feito pela revista britânica Times Higher Education (THE) e que lista os 100 melhores locais para a formação de diretores executivos. Primeira do Brasil e 35ª do mundo, a FGV ficou à frente de universidades como Princeton e Cambridge.