Curso a distância tem maior taxa de sucesso nos exames de certificação

Mais de 80% dos profissionais que prestaram nossos exames de certificação conquistaram o objetivo. Somente na CPA-10, o porcentual de sucesso é de 85%. As informações estão do segundo número do relatório Certificações ANBIMA, lançado esta semana.

A publicação analisa as taxas de aprovação em nossos exames de certificação. O levantamento permitiu traçar as características que auxiliam na conquista da certificação – como formas de treinamento e idade – além de informações sobre percepção de dificuldade das provas e a média de tentativas necessárias para aprovação nos exames.

Confira os destaques:

Preparação
A taxa de aprovação daqueles que fizeram um curso a distância é bastante superior a dos que fizeram curso presencial em quatro dos cinco exames de certificação da ANBIMA. Na CPA-20, por exemplo, a taxa de aprovação daqueles que fizeram um curso a distância é 15 pontos maior do que a dos candidatos que declararam ter feito curso presencial. A taxa de sucesso daqueles que frequentaram as salas de aula só é maior na CEA.

Tentativas
A maioria dos profissionais não precisou de muitas tentativas para conseguir a certificação. Entre os já aprovados, 74% obtiveram a certificação no primeiro exame, enquanto outros 16% foram aprovados na segunda tentativa. Assim, 90% dos profissionais aprovados em qualquer uma de nossas provas de certificação da ANBIMA precisaram de até duas tentativas para alcançar o objetivo.

Idade
Os dados mostram que os candidatos mais jovens têm maior índice de sucesso nas provas de certificação. Em três dos quatro exames aplicados pela Associação, as maiores taxas de aprovação estão entre os profissionais com 18 a 25 anos. O índice cai consideravelmente à medida que aumenta a faixa etária, evidenciando que os candidatos com mais de 50, apesar da provável maior experiência de mercado, encontram mais dificuldade para conquistarem a certificação.

Eventos
Os dados do relatório serviram como ponto de partida para dois eventos no último dia 1º de outubro. O primeiro reuniu instituições financeiras para discutir a qualificação dos profissionais certificados. Já o segundo foi destinado aos profissionais certificados e debateu os desafios da qualificação e certificação em suas carreiras. A íntegra de ambos os eventos estão disponíveis em nosso canal no YouTube.