Relações Institucionais

Interagimos com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, que têm objetivos ligados à nossa missão de fortalecer o mercado de capitais.

Confira nosso mapa de relacionamentos institucionais:

mapa de relacionamentos.png
Confira detalhes de nossos relacionamentos

Somos associados à CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), que defende os interesses das instituições financeiras no plano nacional.

Saiba mais sobre a CNF »

Aberje

Participamos dos Comitês de Relações Governamentais e de Comunicação Interna da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Nosso convênio com a entidade também dá acesso a palestras gratuitas sobre as tendências da comunicação corporativa.

Saiba mais sobre a Aberje »

ABNT

Participamos das reuniões mensais da Comissão Brasileira de Estudo Especial de Serviços Financeiros (ABNT/CEE-112) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Saiba mais sobre a ABNT »

Abrapp

Mantemos uma estreita troca de informações e desenvolvemos projetos conjuntos com a Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), visando aprimorar a regulação para os investidores.

Saiba mais sobre a Abrapp »

Abrasca

Participamos do grupo de trabalho sobre produtos híbridos da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas).

Saiba mais sobre a Abrasca »

ABVCAP

A gestão do Código de Autorregulação para FIP e FIEE, que estabelece as melhores práticas para os participantes deste mercado, é feita em parceria com a ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital). Supervisionamos as instituições aderentes ao código, enquanto a ABVCAP consolida a base de dados desses fundos.

Saiba mais sobre a ABVCAP »

Ancord

As áreas de supervisão da ANBIMA e da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) reúnem-se periodicamente para troca de informações.

Saiba mais sobre a Ancord »

Apimec

Participamos do Conselho de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).

Saiba mais sobre a Apimec »

Febraban

Mantemos um diálogo sobre temas e eventos da agenda comum, incluindo a nossa participação na Câmara Intrassetorial de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e no Ciab (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), evento promovido pela entidade.

Saiba mais sobre a Febraban »

Saiba mais sobre o Ciab »

AEF-Brasil

Somos mantenedores da AEF-Brasil (Associação de Educação Financeira do Brasil), que realiza as ações propostas pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira) com o objetivo de incentivar programas de educação financeira no país. 

Saiba mais sobre a AEF-Brasil »

Iepe/CDG

O Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais, na categoria "projetos de mestrado e de doutorado", é uma parceria nossa com o Iepe/CdG (Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças).

Saiba mais sobre o Iepe/CdG »

Comitê Consultivo de Educação da CVM

Participação nas iniciativas do grupo com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de projetos que contribuam para promover melhores padrões de educação financeira da população.

Saiba mais sobre o Comitê Consultivo de Educação »

Comitê de Entidades Certificadoras

Coordenamos o grupo de entidades certificadoras do mercado de capitais para discutir e trocar experiências. 

Conef Somos membros do grupo responsável pela direção, supervisão e fomento da Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Participamos da Semana Nacional de Educação Financeira com iniciativas voltadas à disseminação do tema.

Saiba mais sobre a Enef »

FPSB Somos membros do Financial Planning Standards Board, organismo que reúne as instituições detentoras do direito de conceder a certificação CFP (Certified Financial Planner) no Brasil.

Saiba mais sobre o FPSB »

Planejar

Somos a entidade associada sênior do Planejar, cuja missão é promover entre seus associados a CFP (Certified Financial Planner) e difundir o reconhecimento e a credibilidade da marca no Brasil. 

Saiba mais sobre o IBCPF »

OCDE-INFE

Participamos dos debates e de grupos de discussão do OCDE-INFE, rede internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que conta com programas e iniciativas de educação financeira. 

Saiba mais sobre o OCDE-INFE »

PUC/Rio e CVM

Em parceria com a PUC/Rio, oferecemos bolsas de estudos para os alunos que estagiam na CVM, com o objetivo de incentivar a formação de profissionais que atuarão no mercado.

Saiba mais sobre a PUC/Rio »

Saiba mais sobre a CVM »

Cosra

Participamos do fórum para a cooperação e comunicação dos reguladores para o desenvolvimento regulatório do mercado de capitais das Américas e do Caribe. O Cosra (Conselho dos Reguladores de Valores Mobiliários das Américas) reúne-se anualmente e mantém forças-tarefa para tratar de assuntos específicos.

Fiafin

Participamos da entidade que reúne representantes da indústria de fundos dos principais países da América Latina, além de Espanha e Portugal (Federação Iberoamericana de Fundos de Investimento).

Saiba mais sobre a Fiafin  »

ICMA

Somos membros da Associação Internacional de Mercado de Capitais. 

Saiba mais sobre a ICMA »

Ifie

Integramos a diretoria do Fórum Internacional de Educação de Investidores.

Saiba mais sobre o Ifie »

Ifie America

Presidimos a Divisão Americana do Ifie (Fórum Internacional de Educação de Investidores), que tem o objetivo de fortalecer, compartilhar e impulsionar os esforços de educação de investidores no continente.

Saiba mais sobre a Divisão Americana do Ifie »

IIFA Somos membros da Associação Internacional de Fundos de Investimento, que congrega instituições do mundo todo para promover o desenvolvimento da indústria de fundos e a proteção aos investidores.

Saiba mais sobre a IIFA »

Iosco

Presidimos o Comitê Consultivo de Organismos de Autorregulação da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores), entidade reconhecida por estabelecer padrões globais para o setor. 

Saiba mais sobre a Iosco »

KOFIA

Temos um acordo de cooperação com a entidade autorreguladora do mercado de capitais da Coreia do Sul para tratar de iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos mercados de capitais da Ásia e da América Latina.

Saiba mais sobre a Kofia »

SMPG

Representamos o mercado de capitais brasileiro no SMPG (Grupo de Padronização de Práticas de Mercado), organismo multilateral que tem por objetivo aperfeiçoar as práticas da indústria.

Saiba mais sobre o SMPG »

Banco Central

Promovemos ações conjuntas com o Banco Central a fim de debater e sugerir formas de fortalecer os mercados. Por meio de convênio, somos responsáveis pela operacionalização do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia).

Saiba mais sobre o Banco Central »

BNDES

Trabalhamos em conjunto com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no desenvolvimento de instrumentos que contribuam para o fortalecimento do mercado de capitais, em especial em seu papel de direcionar a poupança privada para o financiamento de longo prazo da economia brasileira.

Saiba mais sobre o BNDES »

CVM

Temos dois convênios com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários): um no qual analisamos antecipadamente os pedidos de registro de ofertas públicas e outro para aplicação de penalidades e celebração de termos de compromisso. Fazemos parte do Comitê Consultivo de Educação da entidade e mantemos uma interlocução constante para alinhamento nos assuntos regulatórios.

Saiba mais sobre a CVM »

Ministério da Fazenda

Mantemos um diálogo constante com o Ministério da Fazenda com o objetivo de conduzir nossa pauta institucional e apresentar nossa agenda de propostas para o fortalecimento do mercado de capitais.

Saiba mais sobre o Ministério da Fazenda »

Previc

Temos um convênio de cooperação com a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), por meio do qual participamos de reuniões para discutir nossa agenda comum. 

Saiba mais sobre a Previc »

Receita Federal

Mantemos diálogos periódicos visando à melhoria das regras tributárias e à consolidação de entendimentos sobre as normas vigentes, de forma a garantir segurança jurídica das operações realizadas pelo mercado. 

Saiba mais sobre a Receita Federal »

Susep

Participamos das reuniões da Comissão de Investimento da Susep (Superintendência de Seguros Privados) com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das normas que regem as entidades abertas de previdência complementar.

Saiba mais sobre a Susep »

Tesouro Nacional

Temos um convênio com a STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para coleta de informações diárias sobre negociações com títulos públicos federais.

Saiba mais sobre a STN »

BM&FBovespa

Somos um dos membros das câmaras consultivas do Novo Mercado e dos segmentos de Listagem da Bolsa. Nossa participação nesses organismos é parte de um esforço de interlocução constante com a BM&FBovespa visando aprimoramentos de regras que contribuam para o desenvolvimento de nossos mercados.

Saiba mais sobre a BM&FBovespa »

Brain

Somos associados ao Instituto BRAiN (Brasil Investimentos & Negócios), iniciativa que pretende transformar o Brasil em um polo internacional de investimentos e negócios. 

Saiba mais sobre o Instituto BRAiN »

CAF

Participamos do Conselho de Administração e Supervisão da Associação dos Apoiadores do CAF (Comitê de Aquisições e Fusões), painel de julgamento privado que atua na autorregulação do mercado de capitais em operações como incorporações, fusões, cisões seguidas de incorporação etc.

Saiba mais sobre o CAF »

Cetip

Temos um diálogo permanente com a Cetip sobre melhorias na infraestrutura do mercado, que se dá por meio de reuniões periódicas, parcerias em eventos e convênio para troca de informações.

Saiba mais sobre a Cetip » 

CIP

Participamos de reuniões periódicas com a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) para tratar de interesses comuns e avaliar eventuais impactos dos serviços da CIP sobre os negócios de nossos associados.

Saiba mais sobre a CIP »

Cise Somos um dos membros do Cise (Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial), o órgão máximo de governança do ISE da BM&FBovespa.

Saiba mais sobre o ISE »

Codim

Integramos o grupo responsável pela elaboração e divulgação de pronunciamentos de orientação ao mercado do Codim (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado). O objetivo é criar parâmetros para a divulgação de informações das companhias abertas. 

Saiba mais sobre o Codim »

Conselhinho

Participamos do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, com direito à indicação do representante do mercado de capitais.

Saiba mais sobre o Conselho  »

Galgo

Participamos do comitê executivo que supervisiona o funcionamento do Sistema Galgo, uma solução desenvolvida com o objetivo de padronizar e centralizar a transferência de informações dos fundos de investimento e carteiras administradas. 

Saiba mais sobre o Sistema Galgo » 

GT Interagentes

Junto com mais dez entidades, integramos o fórum que coordena o debate e a elaboração de uma agenda que colabore para o aumento da competitividade da economia brasileira.

Ibracon

Debatemos em conjunto com o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) diversos assuntos contábeis relevantes para os nossos associados.

Saiba mais sobre o Ibracon »

ISO/TC 68

Coordenamos a Comissão Brasileira de Estudo Especial de Serviços Financeiros ¬– ABNT/CEE-112, braço brasileiro no Comitê ISO/TC 68. O organismo é responsável pela padronização internacional no segmento de serviços financeiros.

Saiba mais sobre o Comitê ISO/TC 68 »