• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Certificações ANBIMA completam 15 anos

No total, já foram emitidas mais de 476 mil certificações

Em novembro, nosso Programa de Certificação completa 15 anos desde a aplicação da primeira prova da CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – série 20). De lá para cá, criamos outros três títulos – CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – série 10), CEA (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA).

No total, já foram emitidas mais de 476 mil certificações em todos os estados do Brasil e nos consagramos como maior entidade certificadora do mercado financeiro. Todo mês, em média, 5.700 profissionais fazem um de nossos exames e anualmente certificamos cerca de 37.000 pessoas.

Confira o Relatório Certificações ANBIMA– especial 15 anos.1636.jpg
Inscreva-se para receber nossas publicações gratuitamente!

“A certificação foi um importante marco para a história do mercado financeiro, pois estabeleceu um padrão de qualidade na atuação dos profissionais que lidam com produtos de investimento”, comenta Ana Leoni, nossa superintendente de Educação e Informações Técnicas.

Histórico

Em 2002, os profissionais que trabalhavam no mercado financeiro conheceram a CPA-20. A certificação foi uma das primeiras no Brasil e chegou ao mercado no momento em que a Resolução CMN 3.158 determinou que os profissionais que atuavam na venda de títulos, valores mobiliários e derivativos deveriam ser certificados por uma instituição “de reconhecida capacidade técnica”.

Inspirada nas provas que eram feitas no mercado internacional, a qualificação buscou aprimorar a formação dos profissionais do mercado. As CPAs certificam profissionais que atuam na venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Já a CEA, lançada em 2009, qualifica aqueles profissionais com foco maior em investimentos, e que ainda assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos. No mesmo ano, elaboramos a primeira edição da CGA, que certifica os profissionais que atuam na gestão de recursos de terceiros, com poder para tomar decisões de investimento.

Os primeiros certificados

Para celebrar os 15 anos, preparamos um vídeo com os profissionais que foram aprovados na primeira edição da CPA-20. É uma série com quatro vídeos que serão divulgados nos próximos dias em nossa página no Facebook. Confira o primeiro deles:

Saiba mais

Este ano, elaboramos um relatório que compara o primeiro ano das provas CPA-10 e CPA-20 ao último ano consolidado de exames, que foi 2016. A publicação mostra como cresceu a participação das mulheres na certificação e como os centros de teste se espalharam pelo país, além de outros avanços na formulação e execução das provas. Clique e leia o relatório na íntegra.