• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Raio X do investidor: poupança tem preferência entre a população, mas maioria não conhece seu rendimento

Nossa pesquisa sobre o raio X do investidor mostrou que mais da metade da população não sabe apontar os produtos de investimento disponíveis no mercado. Nas respostas espontâneas (quando não apresentamos alternativas), 45% das pessoas disseram conhecer um ou mais tipos de aplicações. A caderneta de poupança lidera a lista, com 32% das citações, seguida por ações (11%), fundos de investimento (9%), títulos públicos (8%), títulos privados (7%), planos de previdência privada (3%), moedas digitais (2%), entre outros.

Saiba +: Veja a página completa sobre a pesquisa e baixe o relatório com os resultados 

Em uma segunda fase da entrevista, quando a pergunta sobre os produtos conhecidos vinha acompanhada de opções de respostas, o cenário mudou: 96% mencionaram pelo menos uma aplicação (em média, cada pessoa citou de quatro a cinco tipos de produtos). A poupança se manteve no topo da lista, conhecida por 92% da população. Na sequência apareceram ações (77%), previdência privada (71%), fundos de investimento (58%), títulos públicos (43%), moedas digitais (43%), títulos privados (36%), entre outros.

conhecimento.jpg

Ainda que a poupança seja o produto mais conhecido e mais utilizado pelos brasileiros (37% tem uma caderneta), 76% dos entrevistados não souberam responder corretamente o retorno que essa aplicação gerou ao investidor em 2017: 69% preferiram nem arriscar uma das alternativas que apresentamos. O questionário continha ainda uma pergunta sobre a Selic: apenas 14% das pessoas apontaram corretamente a média da taxa básica de juros no ano passado.

 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.