Investimentos

A redução de custos continuou no radar ao longo do ano, com a busca constante por melhores condições contratuais com nossa cadeia de fornecedores, que encerrou o ano formada por mais de mil empresas de diversas áreas de atuação e categorias de produtos e serviços. GRI-102-9

Em 2017, a economia com telefonia móvel foi de 54% por mês após a troca de operadora, em janeiro. Em setembro, fizemos uma parceria com o aplicativo de transporte 99 e obtivemos uma redução mensal de 15% nos gastos com locomoção. As novas máquinas de café e de snack, instaladas em outubro nos escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro, por sua vez, trouxeram uma economia mensal de 40%.

Em relação aos investimentos, as áreas que receberam maior aporte foram Tecnologia da Informação e Selic.

  • 51,4% TI
  • 30,5% SELIC
  • 6,4% ANBIMA+5 / INFORMAÇÕES
  • 5,2% CERTIFICAÇÃO
  • 3,9% ANBIMA DIGITAL
  • 2,6% INSTITUCIONAL/ FACILITIES

Em TI, aproximadamente 15% dos investimentos foram no ANBIMA Digital, programa de atualização e interligação de sistemas e canais digitais por meio da criação de uma infraestrutura tecnológica moderna, robusta e adequada ao cenário atual. O programa envolveu todas as áreas da Associação, direta ou indiretamente, com benefícios para os associados, para os mercados que representamos e também para o público interno.

Entre os projetos do ANBIMA Digital, estão a nova Intranet, aprimoramentos no portal web, a criação de uma plataforma de distribuição de dados, o desenvolvimento de um e-learning com assuntos de autorregulação e melhorias relevantes nos sistemas de cadastro, de supervisão de mercados e de representação institucional.

Outros 9% dos investimentos de TI destinaram-se ao sistema eletrônico que desenvolvemos para a CVM. Iniciado em 2016, o projeto para facilitar o envio de dados e documentos das ofertas públicas à SRE (Superintendência de Registro de Valores Mobiliários) teve avanços significativos na elaboração das funcionalidades da plataforma em 2017.

No Selic, 15,22% dos investimentos foram destinados à modernização do parque tecnológico, incluindo a compra de softwares e a substituição e expansão de servidores.