Inteligência artificial
A inteligência artificial está em todo lugar — alimentando as ferramentas que usamos diariamente, moldando indústrias e influenciando o mercado financeiro. Mas, do ponto de vista social e econômico, os modelos que usamos hoje estão apenas arranhando a superfície do imenso potencial da IA para cocriar o futuro que queremos.
Futuro
Confira os vídeos que produzimos para explorar os principais insights do SXSW
Futuro
A oferta comercial de computadores quânticos ainda tem inúmeros obstáculos a ultrapassar nesta próxima década. Mas isso não impediu que computação quântica se tornasse uma das buzz words da SXSW 2025.
Futuro
Ano após ano, a futurista quantitativa Amy Webb captura a atenção do público no South by Southwest ao destacar um conceito que reverbera por todo o mercado.
Futuro
Estamos acompanhando o maior evento de inovação do mundo diretamente de Austin, no Texas!
Inteligência artificial
Autora do livro “The Art and Science of Connection”, Kasley argumenta que conexões humanas fortes reduzem riscos de doenças físicas e mentais, além de aumentar a expectativa de vida.
Futuro
Dados, na economia digital, são frequentemente chamados de “novo petróleo”. Tecnologias emergentes como edge computing, IoT, rede 5G, IA (inteligência artificial), machine learning e blockchain geram uma quantidade massiva de dados ao redor do mundo diariamente.
Futuro
O que esperar da ANBIMA em 2025 e 2026? Publicamos o nosso planejamento estratégico para o próximo biênio, com novidades nas iniciativas de inteligência artificial e finanças digitais. Confira!
Inteligência artificial
Quando você toma um cafezinho na padaria, compra leite no supermercado, coloca combustível no carro ou assiste a um filme na Netflix, a quem pertencem os dados gerados nessas transações? Melhor que isso, quantos tipos de dados são gerados e qual o valor deles, para você e para as empresas envolvidas?
Inteligência artificial
Quem acompanha o mercado de IA e IA Generativa a partir dos "humores" das bolsas norte-americanas percebe a ansiedade crescente, entre analistas do mercado de capitais e investidores institucionais, de que o hype em torno do assunto se transforme em uma bolha.
Inteligência artificial
Último encontro trouxe seis startups focadas em soluções para otimizar processos de backoffice e de planejamento financeiro.
Inteligência artificial
Um novo relatório produzido pelo Uplink, divisão de inovação aberta do Fórum Econômico Mundial, com o título de Investing in Natural Capital: Innovations Supporting Much-Needed Financing for Natur, destaca que o custo da perda de biodiversidade pode custar trilhões de dólares por ano, com um déficit de financiamento para biodiversidade estimado em US$ 711 bilhões anualmente
Inteligência artificial
Praticamente dois anos após a IA Generativa ter chegado às mãos das pessoas, as empresas aceleram para testar, experimentar e identificar as oportunidades de impactar os negócios.
Inteligência artificial
Discovery.IA e guia de IA
Inteligência artificial
A IA Generativa está mudando o perfil dos empregos e as expectativas das empresas sobre as habilidades das pessoas que lá trabalham, ou que vão ser contratadas no futuro. Saber lidar com a IAGen como "companheira de trabalho" ou copiloto de tarefas, e ser capaz de extrair as melhores respostas ou ideias, passam a ser requisitos nos perfis de cargo das ofertas de emprego em praticamente todas as áreas.
Inovação aberta
A inovação dos negócios para acompanhar o ritmo acelerado da transformação tecnológica é um imperativo para toda a economia.
Blockchain
Inovabilidade (do inglês, innovability) é uma palavra relativamente nova.
Inteligência artificial
Iniciamos a Jornada de IA, uma trilha de conhecimento exclusiva que contempla diversas atividades para estimular a troca de experiências e a adoção da IA.
Blockchain
A tokenização do sistema financeiro global pode estar mais próxima, e o Brasil tem uma vantagem competitiva graças ao Drex, a futura CBDC (Moeda Digital de Banco Central) brasileira.
Blockchain
Este mês, participamos do evento Tecnologia e Democratização do Mercado de Capitais, organizado pelo CRIA (Centro de Regulação e Inovação Aplicada), da CVM. Ao lado de especialistas do mercado, discutimos a tokenização da economia e comentamos sobre as atividades da ANBIMA nesta frente. ➡ Confira
Criptoeconomia
A busca pela resiliência cibernética no mercado financeiro é uma prioridade. A ameaça dos ataques cibernéticos, que se destacam pela sua natureza intensivamente tecnológica, ultrapassa fronteiras. Os ataques têm o potencial de causar ondas de choque globais, colocando em risco a estabilidade financeira, com perturbações de liquidez e perdas de crédito, conforme um relatório recente do Banco Central Europeu.
Criptoeconomia
Esta semana, quando algum minerador completar o bloco de número 840.000 na blockchain do bitcoin - o que é esperado que ocorra entre 19 e 20 de abril - um evento crucial para o mundo cripto acontecerá automaticamente: o halving. Com potencial de mudar completamente a dinâmica do mercado e abrir caminho para mudanças históricas no valor do bitcoin, esse evento, que já aconteceu três vezes desde que a criptomoeda foi criada, ganha um "tempero" diferente em 2024.
Inteligência artificial
No próximo dia 9 de maio, a ANBIMA participará da edição brasileira do evento Bridgewise AInvest 2024, com especialistas nacionais e internacionais para discutir o futuro dos investimentos e uso de novas tecnologias, como a IA. Não perca!
Inteligência artificial
Enquanto as empresas globais dos mercados financeiro e de capitais alcançam um novo nível de maturidade quando o assunto é transformação digital, o gap entre aquelas que lideram o movimento de inovação e aquelas que estão no final da fila só aumenta. Essa é uma das conclusões da 4ª edição do estudo 2024 Digital Transformantion & Next-Gen Technology, conduzido pela fintech Broadridge, que destaca que há um "fosso profundo separando líderes e não-líderes" nessa corrida.
Inteligência artificial
É necessário misturar três elementos se queremos encarar os desafios do tsunami tecnológico que está sendo turbinado pela inteligência artificial: pragmatismo, rigor e um bocado de ceticismo — tudo isso sem superestimar os poderes da IA.
Inteligência artificial
Acompanhamos o maior evento de inovação do mundo diretamente de Austin, no Texas! Confira os últimos vídeos que produzimos para explorar os principais insights do SXSW 2024:
Inteligência artificial
No futuro, a IA não substituirá a força de trabalho humana, mas se tornará uma parceira valiosa — e sairá ganhando aquele que souber usá-la em áreas que não são de seu expertise. Essa é a visão de Ian Beacraft, CEO da Signal and Cipher e reconhecido futurista que está na vanguarda das discussões sobre o futuro do trabalho.
Inteligência artificial
Quando subiu ao palco do SXSW 2024 para apresentar a 17ª edição do relatório, Webb, que está acostumada a surpreender as pessoas com suas descobertas, sinalizou que 2024 não é um ano para ser ignorado.
Inteligência artificial
Estamos acompanhando o maior evento de inovação do mundo diretamente de Austin, no Texas! Confira os vídeos que produzimos para explorar os principais insights do SXSW:
Inteligência artificial
Há um viés comum no discurso de futuristas, consultores, pensadores e especialistas presentes no evento sobre o que deveria ser a diretriz primária nas empresas: quanto mais tecnológico é o futuro, mais ele precisa colocar o ser humano no centro e no controle.
Criptoeconomia
Embora o ano passado tenha testado a resiliência da criptoeconomia, ele também pavimentou a aproximação com as TradFi (finanças tradicionais), aumentou o escrutínio dos reguladores sobre o mercado e abriu caminho para a tokenização de ativos se integrar à economia tradicional. No Brasil, acompanhamos o início dos testes-piloto com o Drex, a CBDC (Central Bank Digital Currency, ou Moeda Digital Emitida por Banco Central) brasilera.
Blockchain
No dia 31 de janeiro, enviamos a nossa resposta à consulta pública 97/2023, do BC, sobre a futura regulamentação de ativos virtuais. Uma das nossas sugestões foi replicar as regras de segregação patrimonial já existentes para ativos financeiros e valores mobiliários tradicionais nos criptoativos.
Inovação aberta
Em abril de 2003, o economista Henry Chesbrough, professor em Harvard, publicou o livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, no qual propôs que as empresas tradicionais trocassem o modelo de inovação fechada e proprietária por um conceito aberto.
Inteligência artificial
Alinhamento, transparência, explicabilidade, ética, governança, controle, colaboração, inclusão, confiança. Enquanto a IA Generativa entra no seu segundo ano, o mundo tenta achar formas de preservar a humanidade e colocar a inteligência artificial "no seu devido lugar": como co-piloto, a serviço da amplificação da nossa habilidade de resolver problemas e, de preferência, controlada.
Tokenização
Confira outros três grandes temas concentram nossos esforços neste ano
Inteligência artificial
No cruzamento entre ciência e tecnologia está o cerne das deep techs, startups focadas em áreas como computação quântica, biotecnologia, nanotecnologia, robótica, inteligência artificial, energias limpas e renováveis e captura de carbono. Em 2024, elas serão fundamentais para criar as tecnologias que vão materializar a economia net zero, como aponta a UNCC (United Nations Climate Change).
Inteligência artificial
Luiz Pires e Lucas Lucena, da área de Sustentabilidade e Inovação, resumem em vídeo os principais achados no evento.
Inteligência artificial
No ano mais quente (literalmente) da história do planeta nos últimos 125 mil ano e o mais disruptivo por conta da IA Generativa, as apresentações e painéis dos quatro dias do Web Summmit 2023, realizado em Lisboa, em novembro, foram o espelho do modelo mental com que cientistas, ativistas, empreendedores de tecnologia, reguladores, investidores e políticos entram em 2024. Uma mistura de encantamento e dúvidas pelo que ainda está por vir. Clique na matéria para saber mais.
Inteligência artificial
Somada com o Open Finance e a tecnologia blockchain, a inteligência artificial amplia sua pegada no mercado financeiro e de capitais. Uma prova disso foi o protagonismo da tecnologia durante a MoneyConf, uma das trilhas especializadas que fazem parte do conteúdo do Web Summit 2023, realizado em Lisboa, no mês de novembro.
Inteligência artificial
Chegou aquela época em que as consultorias começam a liberar suas previsões sobre as tendências tecnológicas para o próximo ano. A IA e a IA Generativa ocupam bastante espaço nos relatórios, sinalizando que a tecnologia deixa de ser "excitação e ruído" para realmente entrar no fluxo de adoção no mercado corporativo, com a criação de aplicações específicas.
Tokenização
O Drex pode levar ao mercado de capitais a inclusão financeira que o Pix trouxe para os serviços de pagamentos. Confira a live e saiba mais
Futuro
Depois de um crescimento explosivo dos investimentos de capital de risco em 2021, e de enfrentar um "vale" por conta da queda do entusiasmo dos VCs nos investimentos globais em startups, as fintechs entram 2024 decididas a gerar resultados positivos com foco nos mercados B2B, no Brasil e no resto do mundo. Para quem atua nos mercados financeiro e de capitais, conhecer os planos dessas startups pode ser um exercício esclarecedor de para onde sopram os ventos de inovação do setor.
Inteligência artificial
A chegada da GenAI (inteligência artificial generativa) sinaliza uma nova era de produtividade e oportunidade para os mercados financeiro e de capitais.
Tokenização
E mais: começaram os testes de títulos públicos tokenizados no Brasil no Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) com apoio da ANBIMA
Criptoeconomia
Das pouco mais de 8 bilhões de pessoas que habitam o planeta, a estimativa mais recente da Triple A é que 5,2%, ou 425 milhões de pessoas detêm criptomoedas, participando de um mercado que nesse momento vale pouco mais de US$ 1 trilhão.
Inteligência artificial
E mais: dicas de leitura e a jornada de carreira das pessoas que fundaram 200 startups unicórnios
Tokenização
Os números são sempre superlativos quando falamos de tokenização da economia – a conversão de ativos físicos ou instrumentos financeiros em ativos digitais (tokens), negociados, registrados e protegidos em ecossistemas descentralizados de DLTs (Distributed Ledger Technology, ou tecnologia de registro distribuído).
Inteligência artificial
Debates sobre inovação no ANBIMA Summit falaram sobre o uso da IA no mercado de capitais; confira!
Futuro
Impossível não lembrar, mesmo que por brincadeira, da frase que aparece em milhares de memes na internet quando o assunto é DataViz (do inglês Data Visualization), a arte e a ciência de apresentar informações complexas de uma forma gráfica, envolvente e compreensível.
Inteligência artificial
Confira nossa seleção de links sobre inovação