03. Governança Corporativa GRI 102-18

Conheça nossa estrutura e principais atribuições.

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Assembleia Geral

As decisões dos associados são a base para a nossa governança corporativa. A assembleia geral é o órgão máximo de decisão. Nela, cada instituição tem direito a um voto – uma forma de garantir que todos tenham a mesma representatividade, sem que isso dependa do porte ou do segmento da empresa.
GRI 102-25

O membro votante de cada assembleia não possui mandato, é um representante da instituição, indicado e substituído por ela sem prazo definido. As votações acontecem anualmente na assembleia geral ordinária, realizada no primeiro quadrimestre do ano, e sempre que necessário em assembleia extraordinária.
GRI 102-22, 102-24

Atividades da Assembleia Geral

É a assembleia que toma as decisões mais estratégicas da Associação, que incluem:
GRI 102-26

  • Escolher, a cada dois anos, o grupo que integrará a Diretoria e o Conselho Fiscal.
  • Escolher, a cada quatro anos, o grupo que integrará o Conselho de Ética, com renovação de 1/3 dos membros a cada dois anos.
  • Deliberar sobre a criação ou as mudanças nos códigos de autorregulação.
  • Deliberar sobre as contas da Associação.
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Diretoria

A Diretoria não desempenha atividades executivas na Associação. São profissionais que ocupam o cargo de forma voluntária, escolhidos em eleições a cada dois anos, e que refletem a pluralidade dos diferentes tamanhos e segmentos das instituições que representamos. GRI 102-35

Formada por 22 membros: um presidente, oito vice-presidentes e até 14 diretores, que são eleitos a cada dois anos. Os membros se reúnem pelo menos uma vez por mês e pode haver reuniões extraordinárias convocadas pelo presidente ou a maioria dos participantes. GRI 102-25

22
membros
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Atividades da Diretoria

Dirigir e administrar a Associação.

Fazer cumprir o estatuto social, suas normas e seus procedimentos.

Fazer cumprir as decisões da Assembleia Geral.

Definir a agenda estratégica, indicando e aprovando as iniciativas prioritárias para o ano seguinte.

Diretoria em dezembro de 2021

Carlos Ambrósio
Presidente
Carlos Ambrósio
Claritas Administração de Recursos
1/22
Aroldo Medeiros
Vice-Presidente
Aroldo Medeiros
BB DTVM
2/22
Carlos André
Vice-Presidente
Carlos André
Santander
3/22
Carlos Constantini
Vice-Presidente
Carlos Constantini
Itaú Unibanco
4/22
Carlos Takahashi
Vice-Presidente
Carlos Takahashi
BlackRock
5/22
José Eduardo Laloni
Vice-Presidente
José Eduardo Laloni
ABC Brasil
6/22
Luiz Sorge
Vice-Presidente
Luiz Sorge
BNP Paribas Brasil
7/22
Roberto Paris
Vice-Presidente
Roberto Paris
Bradesco
8/22
Sérgio Cutolo
Vice-Presidente
Sérgio Cutolo
BTG Pactual
9/22
Adriano Koelle
Diretor
Adriano Koelle
BNY Mellon
10/22
Eduardo Azevedo
Diretor
Eduardo Azevedo
Tullett Prebon
11/22
Fernando Rabello
Diretor
Fernando Rabello
Safra
12/22
Gabriel Leal
Diretor
Gabriel Leal
XP Investimentos
13/22
Giuliano De Marchi
Diretor
Giuliano De Marchi
JP Morgan
14/22
Jan Karsten
Diretor
Jan Karsten
Julius Baer
15/22
Luiz Chrysostomo
Diretor
Luiz Chrysostomo
-
16/22
Luiz Fernando Figueiredo
Diretor
Luiz Fernando Figueiredo
Mauá Capital
17/22
Lywal Salles Filho
Diretor
Lywal Salles Filho
Vinci Partners
18/22
Pedro Rudge
Diretor
Pedro Rudge
Leblon Equities
19/22
Rafael Morais
Diretor
Rafael Morais
Caixa
20/22
Roberto Paolino
Diretor
Roberto Paolino
Citibank
21/22
Teodoro Lima
Diretor
Teodoro Lima
Credit Suisse
22/22
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Conselho Fiscal

Formado por três membros efetivos, o Conselho Fiscal é eleito pela Assembleia Geral. Dentre suas principias responsabilidades estão: examinar as contas encaminhadas pela Diretoria; aprovar o parecer da auditoria externa sobre as contas; apresentar as contas para deliberação em Assembleia Geral.

3 representantes

Conselho Fiscal em dezembro de 2021

Arnaldo Alves dos Santos
Conselheiro
Arnaldo Alves dos Santos
Itaú Unibanco
1/3
Fabio Fujino Rey
Conselheiro
Fabio Fujino Rey
ABC Brasil
2/3
Luiz Guilherme Mendonça
Conselheiro
Luiz Guilherme Mendonça
Credit Suisse Brasil
3/3
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Conselho de Ética
GRI 102-17

É composto por até nove membros – sendo quatro independentes, ou seja, não vinculados a instituições associadas. Todos os membros, entre eles um presidente e um vice-presidente, são indicados pela Diretoria e eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de dois anos.

É permitida a reeleição e a cada dois anos um terço dos membros deve ser renovado. Os membros não recebem remuneração pelo exercício de suas funções.

Principais atribuições

  • Analisar os pedidos de filiação e adesão (foram aprovados 95 pedidos em 2021!);
  • Interpretar e aplicar os princípios e normas do Código de Ética;
  • Instaurar e analisar processos;
  • Propor à Diretoria, quando for o caso, a aplicação de penalidades aos associados que infringirem as normas estabelecidas no Código de Ética.
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Conselho de Ética em dezembro de 2021

Valdecyr Maciel Gomes
Presidente
Valdecyr Maciel Gomes
membro independente
1/8
Luiz Eduardo Passos Maia
Vice-Presidente
Luiz Eduardo Passos Maia
Brookfield Brasil
2/8
Denise Pavarina
Conselheira
Denise Pavarina
membro independente
3/8
Luiz Augusto Candiota
Conselheiro
Luiz Augusto Candiota
Lacan Investimentos e Participações
4/8
Marcelo Giufrida
Conselheiro
Marcelo Giufrida
Garde
5/8
Otávio Yazbek
Conselheiro
Otávio Yazbek
membro independente
6/8
Renato Oliva
Conselheiro
Renato Oliva
Santander
7/8
Robert van Dijk
Conselheiro
Robert van Dijk
Hieron
8/8

Códigos de conduta GRI 102-16, 102-17, 102-33

Código de Ética ANBIMA

O documento, que trata de temas como concorrência leal, utilização de informações privilegiadas e risco de capacidade de liquidação física ou financeira, foi atualizado em julho de 2021. É obrigatório a todas as instituições que seguem os nossos códigos de autorregulação, sejam associados ou aderentes.

Com 17 páginas, as normas do Código de Ética estabelecem padrões de conduta, com aspectos relacionados a boa-fé, probidade, transparência, responsabilidade e lealdade, visando o aprimoramento e a valorização dos mercados financeiro e de capitais, incluindo entre outros princípios éticos, orientar as atividades das instituições que seguem nossos códigos de melhores práticas, visando o interesse de clientes e investidores. Confira neste link.

Código de Ética e Conduta Profissional

Destinado aos funcionários, aborda políticas corporativas, segurança da informação e investimentos pessoais, citando o uso indevido de informações privilegiadas e conflitos de interesse, entre outros. O código exige atuação íntegra, justa, legal e transparente, e os funcionários assinam um termo para atestar que estão de acordo com o documento no momento da contratação.

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Comitê Executivo

Grupo multidisciplinar formado pelas principais lideranças da equipe interna, que ajuda na tomada de decisões executivas. São nove membros, cinco homens e quatro mulheres.

GRI 405-1
9 membros

Conheça os integrantes do comitê:

Zeca Doherty
Superintendente-geral
Zeca Doherty
1/9
Francisco Vidinha
Superintendente do Selic
Francisco Vidinha
2/9
Guilherme Benaderet
Superintendente de Supervisão de Mercados
Guilherme Benaderet
3/9
Lina Yajima
Superintendente de Inteligência de Dados, Operações e Tecnologia
Lina Yajima
4/9
Marcelo Billi
Superintendente de Comunicação, Educação e Certificação
Marcelo Billi
5/9
Patrícia Herculano
Superintendente de Representação Institucional
Patrícia Herculano
6/9
Eliana Marino
Gerente de Gente, Saúde e Sustentabilidade
Eliana Marino
7/9
Thiago Baptista
Gerente de Controladoria e Administração
Thiago Baptista
8/9
Soraya Alves
Gerente da Assessoria Jurídica e Compliance
Soraya Alves
9/9
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Organismos de representação e de supervisão GRI 102-21


Para defender os interesses dos associados, debatemos temas que contribuem para o fortalecimento do mercado em fóruns, comissões e grupos consultivos.

Eles são formados por profissionais de mercado, que participam voluntariamente desses organismos. As discussões sobre melhorias na regulação são encaminhadas à Diretoria, podem ser avaliadas em audiências públicas e são enviadas aos reguladores.

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Fórum de Distribuição
Fórum de Gestão de Fundos Estruturados
Fórum de Gestão de Fundos Mútuos (555)
Fórum de Estruturação de Mercado de Capitais
Fórum de Negociação
Fórum de Serviços Fiduciários
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Jurídico
Tributário
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Permanentes:

Certificação
Educação
Macroeconômico
Precificação

Emergentes:

Cibersegurança
Sustentabilidade
Inovação
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Grupos de supervisão

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Comissões de acompanhamento

São grupos que orientam a atuação da equipe interna de supervisão de mercados. Formados por representantes dos associados, eles analisam e aprovam os relatórios elaborados pela área. Também devem encaminhar, aos conselhos de regulação e melhores práticas, a análise técnica das investigações sobre instituições que descumpriram as exigências dos códigos de autorregulação.

Conselhos de regulação e melhores práticas

São responsáveis por instaurar e julgar processos envolvendo as instituições que seguem os nossos códigos de autorregulação e devem emitir deliberações e pareceres de orientação em relação aos procedimentos e possíveis irregularidades no atendimento a esses códigos. Para garantir a independência nas decisões, são formados por pessoas nomeadas pela Diretoria e por profissionais de outras entidades do mercado.

São nove comissões e nove conselhos sobre os temas:

  • Certificação
  • FIP e FIEE
  • Fundos de Investimento
  • Gestão de Patrimônio
  • Mercado de Capitais
  • Negociação de Instrumentos Financeiros
  • Private Banking
  • Serviços Qualificados
  • Varejo