Carlos Ambrósio

presidência

Zeca Doherty

superintendência-geral
Ir em frente

01. Mensagens

Carlos Ambrósio (presidente) e Zeca Doherty (superintendente-geral) comentam sobre 2021.

Com vocês, Carlos AmbrósioGRI 102-14, 102-15

Veja a mensagem da superintendência Ver mais

Mensagem da presidência

Em 2021, alguns assuntos se consolidaram na pauta do mercado de capitais. Temas como sustentabilidade, diversidade e inserção do investidor no mercado internacional ocuparam as páginas dos jornais e ganharam urgência nas agendas dos executivos do setor.

Na ANBIMA, são todos assuntos que acompanhamos há anos, tanto nas abordagens de fóruns e grupos de trabalho quanto como parte das iniciativas que integram os planos de ação anuais da Associação. Identificar a importância deles para o desenvolvimento dos mercados é parte da nossa missão de antecipar as grandes tendências.

Sustentabilidade está na nossa agenda há mais de dez anos. Realizamos a primeira pesquisa para mensurar o grau de engajamento das instituições financeiras aos critérios ESG há seis anos. Em 2021, avançamos no diagnóstico: ouvimos gestoras, bancos, corretoras, distribuidoras, entre outros, para medir o entendimento sobre o tema e o estágio de maturidade das instituições. Também definimos critérios para identificação dos fundos de investimento sustentáveis. Trata-se de iniciativa única na América Latina e está mais avançada do que muitas na Europa, onde há maior maturidade sobre o tema.

Leia mais

Dentro da agenda ESG, os aspectos sociais ganharam espaço, especialmente com o intenso debate a respeito de desigualdade e preconceito que aflora na sociedade brasileira. Para fortalecer nossa atuação em diversidade e inclusão, representantes de 25 instituições formaram um grupo de trabalho para desenhar a estratégia da Associação relacionada ao tema. O primeiro passo foi conhecer a percepção das instituições sobre o assunto e como elas lidam com ele. Agora, estamos debruçados sobre os resultados dessa pesquisa para definir qual será o papel e a atuação da ANBIMA no fomento dessa agenda no mercado de capitais.

Outro debate intensificado em 2021 foi a diversificação dos investimentos no exterior, afinal o brasileiro nunca investiu tanto lá fora como no ano passado. Para se ter uma ideia, o patrimônio líquido dos fundos que investem no exterior cresceu 25% ao longo de 2021. Na ANBIMA, o tema internacionalização está na pauta desde 2016, quando fizemos o primeiro estudo, traçando diagnóstico e apontando recomendações para ampliar a inserção do investidor brasileiro no mercado internacional e, ao mesmo tempo, atrair mais capital estrangeiro para o país.

No campo regulatório, são aguardadas para os próximos meses as novas regras que redefinirão a indústria de fundos de investimentos e os processos das ofertas públicas. Na ANBIMA, estamos debruçados sobre essas mudanças muito antes de elas serem colocadas em consulta pública. Os textos, inclusive, incorporam várias das nossas sugestões, levadas ao longo de reuniões que periodicamente mantemos com o regulador.

Leia mais

Antecipar movimentos de mercado está no nosso DNA. Fazemos isso a partir de uma visão apurada para o que acontece aqui no Brasil e no exterior. Quem nos dá essa capacidade são os associados, cujo quadro reflete a pluralidade dos mercados que representamos. Eles são o nosso maior patrimônio e dão legitimidade à nossa atuação.

O reconhecimento do trabalho da ANBIMA vem de números que indicam que estamos no caminho certo. Encerramos 2021 com 291 instituições associadas, com alta de 8% em relação ao ano anterior, e o número recorde de 1.232 instituições que seguem nossos códigos de autorregulação.

À medida que a base de associados cresce, o desafio é assegurar que todos tenham voz ativa, independentemente do tamanho ou segmento de negócio. Ano passado, começamos a promover reuniões abertas para discutir contribuições às audiências públicas da CVM ou revisão das nossas regras de autorregulação. É um caminho sem volta, afinal ampliar o diálogo para um universo maior de instituições reforça a nossa representatividade e nos garante alinhamento aos interesses do mercado.

Com vocês, Zeca DohertyGRI 102-14, 102-15

Mensagem da superintendência-geral

Se 2020 foi um ano de aprendizado diante de uma pandemia que abalou o mundo, 2021 foi ano de consolidação de práticas que deram certo no momento de contingência e de avanços na nossa agenda organizacional.

O trabalho híbrido – com revezamento entre o presencial e o home office – já está assimilado como rotina. Agora, em 2022, daremos mais um passo na estratégia de trabalho a distância, com a possibilidade de os colaboradores permanecerem até três meses sem comparecimento no presencial. Assim, muitos deles se organizam para temporadas em outras cidades ou outros países. O benefício tem se mostrado importante para atrair e reter talentos, bem como motivar e engajar as pessoas.

Nossa cultura organizacional também avança na estratégia de diversidade e inclusão, com o estabelecimento de metas para a contratação de pessoas negras. Queremos que o nosso quadro de funcionários reflita a sociedade brasileira. Hoje, contamos com mais de 25% do quadro composto por pessoas negras, com meta de atingir 50% em quatro anos. O sucesso da nossa jornada pela diversidade e inclusão pode ser medido pelo alto engajamento dos colaboradores nas iniciativas de sensibilização em relação ao tema e na participação voluntária deles em frentes de ação afirmativa promovidas ao longo de 2021.

Leia mais

Essas ações não só serão intensificadas em 2022 como passarão a integrar um guarda-chuva ainda maior, que é a nossa nova estratégia de sustentabilidade. Ela define o que é sustentabilidade para a ANBIMA e o compromisso público da Associação em três frentes: contribuir para a transparência e para a segurança dos mercados; incorporar a sustentabilidade nos mercados financeiro e de capitais; e reduzir nossas pegadas ecológicas.

São iniciativas que se juntam a outro processo ainda mais transformador, que é preparar as pessoas para serem agentes de mudanças. Por quê? Porque o mercado é dinâmico e precisamos estar em constante transformação para não apenas acompanhar, mas antecipar os movimentos. Só assim podemos assegurar o protagonismo nos mercados que representamos.

Para isso, investimos em tecnologia, em processos e, sobretudo, em gente. Afinal são as pessoas que lideram os desafios cotidianos, que se refletem no que é a Associação. Como lidamos com temas urgentes, como questões geracionais, de inclusão e tecnológicas é que define o que é a ANBIMA e indica os caminhos que ela seguirá lá na frente.

Para seguir atendendo às expectativas dos nossos stakeholders, estamos acelerando a digitalização de processos, adotando metodologias ágeis para solução de problemas e fortalecendo as áreas de dados e de análises para garantir uma tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Tudo isso exige pessoas mais bem preparadas, flexíveis, colaborativas e com espírito empreendedor, em um ambiente aberto à inovação e ao aprendizado contínuo. Por isso, investimos em treinamento, desenvolvemos projetos que favoreçam a experimentação e a troca de experiências. Dessa forma, temos a certeza de contribuir para uma Associação que há 12 anos faz a diferença no mercado, mas que se renova e oxigena permanentemente para se antecipar aos anseios daqueles que são seu maior ativo: os associados.