Mensagem da Presidência

GRI 2-22

Carlos André

2022 foi marcado por grandes transformações nos mercados que representamos e não foi diferente para a ANBIMA. Ainda nos primeiros meses do ano, os associados elegeram uma nova Diretoria, que passei a presidir após uma longa trajetória como vice-presidente. Logo no meu discurso de posse assumi o compromisso público de dar ainda mais voz aos associados, afinal, são eles que dão legitimidade ao nosso trabalho.

E foi um ano intenso, tanto no avanço de pautas para o mercado quanto em iniciativas internas que se refletiram em melhorias para o mercado. Os dois maiores arcabouços regulatórios das indústrias que representamos registraram avanços importantes em 2022. Em julho foram publicadas as novas regras para as ofertas públicas e no finalzinho do ano fomos contemplados com a Resolução 175, que dá nova dimensão à indústria de fundos. Ambas contaram com intenso trabalho de interlocução da ANBIMA, que levou ao regulador os pleitos e sugestões do mercado. Nos dois casos, as resoluções contemplaram uma série de contribuições nossas, mostrando que um trabalho articulado e próximo ao regulador favorece o aprimoramento das regras e as aproxima das práticas de mercado.

Isso só foi possível porque temos o mercado dentro de casa. Encerramos 2022 com 300 instituições associadas. Já o número de instituições que seguem nossos códigos de melhores práticas saltou de 1.232 para 1.287 ao longo do ano passado.

Esse crescimento ano a ano nos enche de orgulho e aumenta a nossa responsabilidade para com nossos associados e aderentes. Para ampliar e tornar mais ágil a nossa capacidade de interlocução com as casas que representamos intensificamos o uso das plataformas digitais de comunicação. Com isso, democratizamos o acesso aos temas discutidos nas nossas reuniões e nas audiências públicas, o que era uma demanda antiga do mercado.

Em 2022, levamos adiante um projeto que eu alimentava há algum tempo: ouvir cada um dos nossos associados para identificar as demandas e a percepção de cada um deles sobre o trabalho da Associação. Fomos a campo com uma ampla consulta, que estendemos também para algumas instituições parceiras e os reguladores.

No total, consultamos mais de 350 pessoas, cujos insights foram a base para definirmos nosso planejamento estratégico para 2023/24. Em outras palavras: nossas principais linhas de atuação para o próximo biênio foram ditadas pelos públicos que orbitam em torno da ANBIMA. Não poderíamos estar mais alinhados com o mercado.

Mas eu destaco aquela que, para mim, foi a informação mais relevante identificada pelo levantamento: cada participante da consulta apontou, em uma palavra, qual o maior valor da ANBIMA na opinião dele. Representação. Este é o atributo que o mercado mais reconhece na ANBIMA. Essa é a atividade que deu origem à nossa Associação. E esta é, sem dúvidas, a nossa maior conquista!

Mensagem da Superintendência-Geral

GRI 2-22

Zeca Doherty

Após dois anos de pandemia, começamos 2022 com ares de normalidade, ainda que o normal seja diferente do que conhecíamos antes. O trabalho híbrido se consolidou, oferecendo muito mais flexibilidade para os times, sem perder o foco na produtividade e no bem-estar dos colaboradores.

Ao longo do exercício, reforçamos nossa estratégia integrada de ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês), três letras para as quais olhamos com atenção há mais de uma década, ainda que essa visão mais estruturada sobre o conceito só tenha se firmado mais recentemente. Foram muitos os avanços em cada um dos pilares no último ano: com o nosso inventário GEE - Gases de Efeito Estufa, conquistamos o Selo Ouro, reconhecido pelo Programa Brasileiro GHG Protocol. Essa conquista demonstra o nosso compromisso com a redução das pegadas ecológicas, em linha com o objetivo de sermos cada vez mais sustentáveis, e coloca a ANBIMA no mapa global das organizações com esse compromisso.

Em outra frente, alcançamos nossa meta de ampliar em 20% a presença de pessoas pretas e pardas na equipe, buscando sempre o equilíbrio na presença de homens e mulheres (encerramos 2022 com 41% do time composto por mulheres). O programa interno de Diversidade e Inclusão (D&I) teve como ponto de partida a realização de um novo censo para diagnosticar em que grau de maturidade estamos posicionados com relação ao tema.

Logo no começo do ano, implantamos os grupos de afinidade focados em quatro grandes públicos: mulheres na liderança, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e raça. O objetivo desses grupos é promover a troca de conhecimento, suporte, tomada de decisões e compartilhamento de recursos entre os participantes, que debatem, realizam um planejamento e executam as ações para impulsionar a construção de um ambiente inclusivo.

Todas essas iniciativas de ESG apresentaram avanços significativos. No ano de 2022 a ANBIMA contribuiu com quatro ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas: educação de qualidade; trabalho decente e crescimento econômico; consumo e produção responsáveis; e parcerias e meios de implementação.

Nesse sentido, em 2022, envolvemos todos e todas, desde os estagiários até as lideranças, em uma jornada transformadora para desenvolver e colocar em prática as novas competências, com o objetivo de conectar as pessoas, elevar a produtividade e promover um ambiente seguro de trabalho. Essas competências foram construídas a partir dos nossos valores, visando refletir a pluralidade, dinamismo e inovação que são parte do nosso DNA. Elas refletem os comportamentos esperados de todas as pessoas na execução de qualquer tipo de trabalho na ANBIMA e estimulam a colaboração, autonomia, atitude empreendedora, flexibilidade e desenvolvimento dos nossos colaboradores.

Ainda de olho nos desafios a longo prazo, promovemos uma reestruturação interna envolvendo as áreas de Representação de Mercados, Sustentabilidade, Inovação e Educação, Certificação, Relacionamento com Associados, Comunicação e Marketing. Nossa área de Dados e Tecnologia também foi reformulada, passando a atuar em quatro frentes: produtos de dados para o mercado, preços e índices, plataforma de operações (aquisição de dados, distribuição de dados e suporte operacional) e tecnologia. O aperfeiçoamento do nosso modelo de atuação é uma constante, dada a necessidade de fazer frente ao dinamismo dos nossos mercados.

Todas essas mudanças, conquistas e o processo de transformação da cultura da ANBIMA visam acompanhar as rápidas mudanças do ecossistema e avançar em pautas importantes para o ambiente negocial dos nossos Associados. É o caminho para garantir a sustentabilidade do negócio.