• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Imprensa

ANBIMA lança nova plataforma que reunirá dados de todos os ativos do mercado

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) acaba de lançar o ANBIMA Data. Trata-se de uma plataforma online que reúne dados de debêntures: desde o registro do papel até o preço atual, passando por todos os documentos da oferta e pelos eventos corporativos que afetam a negociação como amortização ou liquidação, entre outros. Ao todo, são cerca de 390 ativos. O acesso é gratuito e aberto a qualquer pessoa.

“É um sistema que tem por objetivo mudar a forma dos profissionais consumirem os dados do mercado, uma vez que reúne informações que antes estavam dispersas, seja na ANBIMA ou em outras entidades, permitindo uma consulta intuitiva e prática”, afirma Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações da ANBIMA.

Para chegar ao modelo ideal, foram realizadas diversas reuniões com o mercado e inúmeros testes com pessoas que usam as informações no dia a dia. “Foi essencial contar com a participação do mercado na construção da plataforma, já que os dados vêm do próprio mercado e são utilizados por esses players diariamente. Pudermos entender os gaps que eles encontravam na busca de informações e customizar soluções para atender as demandas”, conta Patrícia Herculano, superintendente de Representação da ANBIMA.

A princípio, a plataforma traz as informações de debêntures emitidas em 2018 – não apenas os papéis que são precificados pela ANBIMA, mas todos que foram lançados no mercado. A consulta pode ser feita de várias maneiras: pelo emissor, pelo nome do ativo, pela companhia, entre outros.

“A intenção é que, no futuro, todas as informações que oferecemos ao mercado estejam disponíveis no mesmo formato”, afirma Ana. O próximo passo é a inclusão de dados de CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio).

O site debêntures.com.br continuará no ar, mas a ideia é que, aos poucos, ele seja desativado, assim que todas as informações migrem para o ANBIMA Data.

Sobre a ANBIMA

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 260 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de oferta de produtos e serviços que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral.