• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Conferência global do Ifie discutiu formas de fortalecer a autonomia dos investidores

Os resultados e o impacto da nossa pesquisa sobre a relação do brasileiro com o dinheiro foram apresentados no evento

A décima edição da Conferência Global de Educação do Investidor discutiu como promover iniciativas que deem mais autonomia para os investidores em suas tomadas de decisão. O intuito é que eles tenham mais resiliência na hora de passar por crises econômicas, fazer aportes em produtos mais sofisticados, entre outros. Sobre a experiência brasileira, Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações Técnicas, apresentou nossa pesquisa sobre a relação do brasileiro com o dinheiro e como ela sensibilizou os agentes de mercado, os investidores e a imprensa sobre a importância da educação financeira e de se comunicar de forma adequada com cada perfil de investidor.

Saiba mais: brasileiros podem ser construtores, despreocupados, camaleões, sonhadores ou planejadores quando o assunto é dinheiro

Ana lembrou que os resultados da pesquisa originaram a campanha #MeuDindim, que divulga conteúdos sobre investimentos de maneira descomplicada e divertida para o público em geral. As ações de cada país para promover a educação financeira também foram apresentadas em uma das primeiras sessões do evento. A conferência aconteceu em Tóquio, no Japão, dos dias 9 a 11 de abril e foi promovida pelo Ifie (Fórum Internacional de Educação de Investidores). Integramos o conselho do fórum, que compartilha experiências sobre educação de investidores de instituições públicas e privadas de mais de 30 países. Coordenamos, ainda, o capítulo das Américas, realizando eventos e discussões com os países da região para melhores práticas na área.

Aposentadoria e tecnologia na oferta de produtos também foram destaques

A importância da poupança a longo prazo para a aposentadoria foi uma das preocupações dos participantes do evento. Há, inclusive, novas disciplinas na área de finanças pessoais chamadas de "financial geronthology" que buscam técnicas para enfrentarmos melhor o desafio da longevidade.....

Os palestrantes discutiram, ainda, as novas formas de ofertas de produtos, propiciadas pelo crescimento das fintechs e dos robô-advisors. O debate sobre o assunto acontece ao redor do mundo por conta da necessidade de atenção com relação à segurança da informação nessas plataformas.

Reunião do board do Ifie

O evento contou ainda com o encontro do board do Ifie, no dia 8 de abril, para discutir assuntos relacionados à agenda estratégica para os próximos anos. Foi reafirmada a importância do fórum para se discutir a implementação de políticas e de programas de educação, além da parceria com a Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários) para os próximos anos.

A conferência foi sediada pelo JSDA (Japan Securities Dealers Association) e contou com representantes de mais de 30 países: África do Sul, Arábia Saudita, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Curaçau, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Ilhas Canal, Índia, Indonésia, Inglaterra, Irã, Israel, Itália, Líbano, Malásia, Nova Zelândia, Portugal, Quênia, República Dominicana, Suriname, Tailândia Taiwan, Turquia, além de Brasil e Japão. 

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.