Inovação: debate de novas tecnologias e ações compartilhadas
Entenda as iniciativas do plano de ação 2019 para o segmentoUm dos assuntos que receberá nossa dedicação este ano é o tratamento das novas tecnologias e ações compartilhadas. A inovação é um dos focos do plano de ação 2019, que norteia as atividades para o ano. Nele, foram definidos cinco temas nos quais concentraremos esforços: mercado de capitais; poupança de longo prazo; ética e regulação – divididos em agenda de desenvolvimento do mercado e conduta; inovação; e tributação. Os assuntos são os mesmos do ano passado e incluem iniciativas específicas para nortear os trabalhos.
Foco de uma grande discussão em 2018, o tema teve como desafio a construção de uma agenda de iniciativas, principalmente buscando pautar uma discussão estratégica. Para 2019, foi construída uma agenda transversal e que deve ter flexibilidade para acompanhar um tema tão dinâmico como inovação.
Estará em debate a regulação de novas tecnologias, tais como open banking, sandbox, criptoativos, entre outras. Paralelamente, a intenção é se aproximar da comunidade de inovação. Uma das iniciativas será a realização de um hackathon no 10º Congresso de Fundos de Investimento, em abril, para encontrar uma solução para um entrave da indústria de fundos.
O debate sobre cibersegurança continua na agenda, sempre voltado para ações de compartilhamento de testes para prevenir problemas.
No campo de supervisão, está previsto o desenvolvimento do projeto SupTech, ou seja, uma solução tecnológica por meio de inteligência artificial para automatizar alguns monitoramentos da indústria de fundos.

Confira as iniciativas de cada foco de atuação abaixo:
» Mercado de capitais: melhorias nos processos de emissão de ofertas públicas
» Poupança de longo prazo: harmonização das regras e estudo de novos produtos
» Ética e regulação/agenda de desenvolvimento do mercado: redução dos custos de observância
» Ética e regulação/conduta: mudança na governança do Conselho de Ética