Notícias

Reunião da Iosco estabelece áreas que serão foco de atenção nos próximos dois anos

Encontro contou com a participação do nosso superintendente-geral, presidente do AMCC

Em reunião da diretoria da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários), nosso superintendente-geral, José Carlos Doherty, que é presidente do AMCC (Comitê de Membros Afiliados), participou da discussão sobre as áreas que devem merecer prioridade na pauta da entidade. Ele auxiliou a identificar aquelas que devem contar com a contribuição dos membros afiliados da Iosco nos próximos dois anos.

Durante o encontro, que aconteceu em Milão nos dias 22 e 23 de fevereiro, a organização emitiu uma nota sobre os requerimentos de margem de variação, que foram publicados nos EUA, Europa e outras regiões. O informativo constatava que uma série de participantes do mercado – incluindo gestores de recursos e de fundos de pensão – não tinha como calcular e trocar a margem até o prazo limite (1º de março). Mesmo sem alterar o calendário, a Iosco informou entender que, nessas situações, as autoridades de cada país deveriam tomar as medidas necessárias para garantir a equidade e a ordem nos mercados de sua competência. A nota na íntegra pode ser conferida aqui.

Na agenda conjunta com o FSB (Comitê de Estabilidade Financeira, em português), a IOSCO auxilia na identificação de ferramentas para tratar as vulnerabilidades da indústria de gestão e o acompanhamento do calendário de implantação das reformas no mercado de derivativos de balcão. O AMCC, por sua vez, vem contribuindo para diversas frentes de trabalho da entidade, como o recém lançado relatório de tecnologia financeira e as iniciativas na área de cibersegurança.