Atividades Autorreguladas

Fundos de Investimento

Administração, gestão e distribuição de fundos de invetimento, FIDC (fundos de investimento em direitos creditórios) e fundos de investimento imobiliários.

Código que regula a atividade

Código de Fundos de Investimento

Custódia, controladoria e escrituração

Custódia para investidores e emissores, controladoria de ativo e passivo de fundos de investimento, carteiras administradas ou clubes de investimento, e escrituração de ativos.

Código que regula a atividade

Código de Serviços Qualificados

Private Banking

Serviços de private banking oferecidos a clientes de instituições bancárias.

Código que regula a atividade

Código de Private Banking

Ofertas públicas

Coordenação de ofertas públicas de valores mobiliários - como ações (inclusive OPA), debêntures, notas promissórias, BDR, CRI e CRA - e atividade de agente fiduciário. .

Código que regula a atividade

Código de Ofertas Públicas

Análise prévia de ofertas

Emissão de ações (somente follow on), debêntures, notas promissórias, BDR e fundos imobiliários.

Código que regula a atividade

Código de Atividades Conveniadas

Certificação

Qualificação dos profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento; assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos; e desempenham atividade de gestão de recursos de terceiros.

Código que regula a atividade

Código de Certificação

1) A certificação é obrigatória para profissionais que atuam em qualquer das atividades abarcadas pelo Código de Certificação, levando em consideração a atividade que será desempenhada;

2) As instituições participantes devem exigir e fiscalizar o cumprimento das disposições do Código de Certificação por parte de seus profissionais.

Negociação

Negociação de títulos e valores mobiliários de renda fixa e derivativos em mercado de balcão.

1) Determina critérios de cálculo para negociação de títulos públicos federais e de debêntures no mercado secundário, bem como padroniza o fornecimento de preços e taxas indicativas que divulgamos;

2) Operações no mercado de bolsa e ofertas públicas (exceto as ofertas públicas de distribuição de COE) não são tratadas neste código.

Gestão de Patrimônio

Prestação de serviços de seleção, alocação e realocação de patrimônio financeiro por meio de fundos exclusivos/reservados ou carteiras administradas, com foco no perfil de investimento e nas necessidades financeiras do investidor.

Código que regula a atividade

Código de Gestão de Patrimônio

1) A atividade pode compreender também o planejamento sucessório familiar e empresarial, bem como a consultoria sobre ativos não financeiros ou sobre aspectos tributários, societários e/ou imobiliários;

2) Código destinado aos gestores de patrimônio independentes.

FIP e FIEE

Administração, gestão de carteira e distribuição de cotas de FIP (Fundos de Investimento em Participações) ou FIEE (Fundos de Investimento em Empresas Emergentes)

Código que regula a atividade

Código ABVCAP/ANBIMA de FIP e FIEE

NMRF

Emissão de ofertas de títulos e valores mobiliários no ambiente do Novo Mercado de Renda Fixa.

Código que regula a atividade

Código para o Novo Mercado de Renda Fixa

Varejo

Distribuição de produtos de investimento no segmento de varejo.

Código que regula a atividade

Código de Varejo

1) Os diferentes canais de distribuição (agência, central de atendimento e rede mundial de computadores) estão considerados por este Código;

2) É considerada a distribuição realizada aos clientes pessoas naturais não atendidos pelo segmento Private Banking de uma instituição aderente ao nosso Código de Private e os clientes pessoa jurídica atendidos pelo segmento varejo, conforme definição de cada instituição.