Perguntas e Respostas

Perguntas Frequentes

Encontram-se disponíveis ao público as seguintes certificações:

- Para atendimento das resoluções 3.158 e 3.309 do CMN: CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 10) e CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 20), ambas aplicadas na modalidade computadorizada.

- Para atendimento do Código de Certificação: CEA (Certificação de Especialista em Investimentos Anbima) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA)

A CPA-10 se destina aos profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao investidor, inclusive em agências bancárias ou Plataformas de Atendimento.

A CPA-20 se destina aos profissionais que atuam na prospecção, venda de produtos de investimento ou manutenção de carteira de investimentos diretamente junto a investidores atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais. Os Profissionais das instituições participantes que desenvolvem suas atividades em Plataformas de Atendimento diferenciadas, destinadas exclusivamente aos clientes Varejo Alta Renda, Private, Corporate e Investidores Institucionais, mesmo que alocados em agências bancárias, deverão obter a CPA-20.

A CEA se destina aos profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento.

A CGA se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que desempenham atividades de gestão profissional de recursos de terceiros. São considerados gestores profissionais de recursos de terceiros, os Profissionais que atuam na gestão de carteira de títulos e valores mobiliários e que têm alçada/poder discricionário de investimento (compra e venda) dos ativos integrantes da referida carteira.

A CPA-10 se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que atuam na prospecção e venda de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou Plataformas de Atendimento. 

A CPA-20 se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que atuam na prospecção, e venda de produtos de investimento ou / e na manutenção de carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas, atendidas nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais. 

A necessidade de obtenção da certificação está relacionada às atividades desenvolvidas (comercialização ou influências no processo de tomada de decisão do investidor) e não aos 'cargos’. 

Produtos de Investimento são todos os valores mobiliários e ativos financeiros, conforme definido nas normas em vigor, regulados pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Banco Central do Brasil, respectivamente; Não são considerados Produtos de investimentos, para fins deste Código, a Caderneta de Poupança e os Planos de Previdência Complementar Aberta e Fechada. 

Prospecção ou venda é a oferta de produtos ou serviços diretamente ao investidor, de forma individual ou coletiva, que tenha como finalidade a aplicação de recursos em um produto de investimento.

Sim. Porém, os profissionais que tenham obtido apenas a CPA-10 não poderão exercer as atividades que requeiram a CPA-20.

Veja Mais