• Eventos.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Mercado de capitais: melhorias nos processos de emissão de ofertas públicas

Entenda as iniciativas do plano de ação 2019 para o segmento

Fortalecer cada vez mais o mercado de capitais brasileiro é um dos objetivos da Associação – o tema é um dos focos do plano de ação 2019, que norteia as atividades para o ano. Nele, foram definidos cinco temas que concentrarão nossos esforços: mercado de capitais; poupança de longo prazo; ética e regulação – divididos em agenda de desenvolvimento do mercado e conduta; inovação; e tributação. Os assuntos são os mesmos do ano passado e incluem iniciativas específicas para guiar os trabalhos.

A Agenda ANBIMA B3 de Mercado de Capitais, divulgada ao longo de 2018, lista uma série de iniciativas para fortalecimento do mercado. O plano de ação de 2019 seguirá a maior parte delas, que está organizada em quatro grandes grupos: fomentar o financiamento de longo prazo, estimular as emissões, diversificar a base de investidores e aumentar a liquidez.

+ Entenda como foi elaborado o plano de ação 2019

Entre as principais iniciativas (além daquelas já mencionadas na primeira página), estão previstas propostas para melhorias nas normas das ofertas públicas (Instruções CVM 400 e 476), bem como na Lei das S.A. (6.404) com foco nas emissões. O objetivo é garantir agilidade na colocação dos papéis no mercado. Além disto, trabalharemos em parceria com a B3 na criação de um novo mercado de acesso para estimular a entrada de pequenas e médias empresas.

Para ampliar a liquidez, serão desenvolvidas ações de incentivo ao market maker e à padronização do cálculo de preço e ordenação de cláusulas das debêntures.


Materia-II-Arte-ANBIMA.jpg  

Confira as iniciativas de cada foco de atuação abaixo:

» Poupança de longo prazo: harmonização das regras e estudo de novos produtos

» Ética e regulação/agenda de desenvolvimento do mercado: redução dos custos de observância

» Ética e regulação/conduta: mudança na governança do Conselho de Ética

» Inovação: debate de novas tecnologias e ações compartilhada

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.