Nova pesquisa de governança mapeará maturidade das assets
Nova pesquisa de governança mapeará maturidade das assets
Prezado(a) associado(a),
Daremos início a uma pesquisa inédita que mapeará o nível de maturidade e as práticas de governança corporativa implementadas pelas gestoras de recursos no mercado brasileiro.
O objetivo é analisar as assets tanto enquanto empresas (ou seja, a forma que tratam essa pauta dentro de casa), como enquanto investidoras (como atuam frente aos ativos e às empresas em que investem). O tema é central para o avanço da sustentabilidade nos mercados financeiro e de capitais e contribui para que o setor se desenvolva de forma robusta, transparente e resiliente, podendo atrair cada vez mais investidores.
O levantamento tem apoio institucional do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e será realizado em parceria com o Instituto Locomotiva, que iniciará o contato com as assets a partir do dia 11 de agosto para identificar a pessoa responsável por compliance em cada casa.
Nesse primeiro contato, serão acionados o(a) Representante ANBIMA, no caso de empresas associadas, e o contato registrado no SSM (Sistema de Supervisão de Mercados), no caso de instituições aderentes à autorregulação.
A pesquisa é formada por cinco blocos de conteúdo: perfil da instituição; estrutura de governança (sócios, conselho e diretoria); conduta e conflito de interesses (Código de Ética, canal de denúncias); conselhos de investimento para fundos sob gestão; e atuação das gestoras na governança das empresas investidas, prática conhecida como "stewardship". Os dados serão anonimizados para a análise.
A iniciativa integra a agenda da Rede ANBIMA de Sustentabilidade, que faz parte do ANBIMA Em Ação 2025/2026, conjunto de metas que elegemos como prioritárias para este e o próximo ano.
Em caso de dúvidas ou se já quiser responder o questionário, fale com a gente pelo e-mail sustentabilidade@anbima.com.br
Contamos com a colaboração e parceria da sua instituição!
Atenciosamente,
Zeca Doherty
Diretor-executivo da ANBIMA