Projeto-piloto de tokenização tem inscrições abertas para fase de testes
Projeto-piloto de tokenização tem inscrições abertas para fase de testes
Prezado(a) associado(a),
Estão abertas as inscrições para a fase de testes do projeto-piloto de tokenização. A partir de hoje, instituições interessadas podem enviar propostas para testar, em ambiente supervisionado, todas as etapas do ciclo de vida de debêntures e fundos de investimento nativamente emitidos na rede DLT (tecnologia de registros distribuídos) privada e permissionada do projeto-piloto.
As inscrições seguem abertas até 13 de março, para instituições associadas e não associadas. O resultado do processo seletivo será divulgado no início de abril, com a escolha de até 20 propostas. A seleção considerará a aderência aos requisitos técnicos do projeto-piloto e a capacidade das instituições de contribuir com visões complementares para o desenvolvimento da rede.
A iniciativa representa um avanço estratégico na modernização da infraestrutura do mercado de capitais brasileiro, considerando o potencial da tokenização como vetor de transformação tecnológica. Os testes ocorrerão em um ambiente totalmente simulado, sem movimentação financeira real, o que permitirá avaliar a tecnologia de forma segura, promover aprendizado coletivo e gerar evidências que subsidiem decisões futuras sobre regulamentação, governança, padronização e viabilidade operacional de modelos tokenizados.
As propostas selecionadas serão anunciadas no início de abril, e o ciclo de testes será concluído em outubro. Os resultados serão consolidados e, posteriormente, divulgados para o mercado.
Para conhecer o projeto-piloto e enviar uma proposta, acesse: http://anbi.ma/projeto-tokenizacao
Esta iniciativa integra a agenda da Rede ANBIMA de Inovação e faz parte do ANBIMA Em Ação 2026, conjunto de metas que elegemos como prioritárias para este e o próximo ano.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para inovacao@anbima.com.br
Atenciosamente,
Zeca Doherty
Diretor-executivo da ANBIMA