<img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=1498912473470739&amp;ev=PageView&amp;noscript=1">
  • Empresas fiscalizadas.
  • Trabalhe Conosco.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.
    Português Português (BR)

Integra

Nova ferramenta auxilia a criação de políticas de gerenciamento de liquidez dos fundos de investimento

Nova ferramenta auxilia a criação de políticas de gerenciamento de liquidez dos fundos de investimento


Nova ferramenta auxilia a criação de políticas de gerenciamento de liquidez dos fundos de investimento



Instituições que utilizarem o sistema terão o prazo de registro de seus documentos ampliado para fevereiro de 2022



 



A elaboração de uma nova Política de Gestão do Risco de Liquidez para os fundos regidos pela Instrução CVM 555 poderá contar com o auxílio de uma ferramenta exclusiva, que lançaremos neste mês. Até o dia 1º de dezembro, as gestoras aderentes ao Código de Administração de Recursos de Terceiros deverão revisar suas metodologias em vigor e registrar a versão atualizada do documento aqui no SSM, a partir do que foi estabelecido nas novas Regras e Procedimentos de Risco de Liquidez. Com a novidade, as casas que aderirem ao uso dessa ferramenta, ganharão um prazo extra para a entrega de suas políticas, até 28 de fevereiro de 2022.



 



O novo sistema indicará ao gestor o preenchimento das informações necessárias para a criação de sua própria política. Ele também poderá incluir gráficos e organogramas. Ao finalizar esse processo, será gerado um documento personalizado (permitindo a inclusão da logomarca da instituição), que deverá ser exportado para armazenamento e registro.



 



As mudanças previstas nas novas regras estão voltadas à implementação de métricas e controles mais aderentes à liquidez dos ativos e ao comportamento dos passivos no mercado.



O sistema está fase final de implementação e será disponibilizado ainda em novembro.



 



O uso da nova ferramenta será facultativo. Entretanto, o aumento do prazo de entrega das políticas será válido apenas para as instituições que a utilizarem – para as demais, a data limite permanece em 1º de dezembro.



 



09/11/2021