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  • A cada edição, o FInfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais captura o que de mais importante tem acontecido no ecossistema de finfluencers que atuam nas quatro mídias sociais mais populares no país: X, YouTube, Instagram e Facebook.

    É um mapa desse segmento, que, de maneira consistente, vem conquistando espaço nas plataformas e relevância para o público – que, ao fim do primeiro semestre de 2024, chegava a 225,3 milhões de seguidores.

    Neste sétimo relatório foram registrados crescimentos em todas as principais métricas: quantidade de influenciadores, de perfis, de publicações e de seguidores. O destaque foi o engajamento: em média, cada postagem teve 2.443 interações, 33,7% acima da edição anterior. É o volume mais alto de toda a série do FInfluence!

    Também observamos como os influenciadores de finanças e investimentos lidam com as notícias e tendências que movimentam esses mercados. É o caso, por exemplo, do fenômeno das bets. Elas foram alvo de uma análise específica para verificar como os finfluencers têm tratado esse assunto. Um spoiler: eles tendem a se preocupar mais com alertas e conteúdos educativos, que ajudam a audiência a fugir de armadilhas e a fazer boas escolhas.

    Quer ver o relatório em detalhes? É só clicar aqui.

                • DESTAQUES DAS REDES

                  O YouTube conseguiu manter o posto de rede com maior nível de engajamento: 9.023 interações médias por postagem (alta de 2,2% sobre o relatório anterior), o volume mais alto desde o início da série do FInfluence.

                  A rede tem conquistado ainda mais o público na esteira do sucesso dos videocasts. Esses conteúdos rendem cortes (no YouTube Shorts e também em outras redes) que ajudam na disseminação e no engajamento. Os convidados relevantes e as discussões mais aprofundadas também chamam a atenção do público.

                   
                   
                   
                    • OS INFLUENCIADORES

                      Este relatório analisa os influenciadores divididos por pessoas físicas e pessoas jurídicas. As pessoas físicas são maioria (441 dos 571 influencers ativos), e se destacaram no período da pesquisa pelo engajamento. Cada publicação teve, em média, 3.100 interações – bem mais que a média de 1.662 alcançada pelas pessoas jurídicas (perfis corporativos, como os de veículos de imprensa e casas de análise).

                      Essa diferença pode ser explicada pela tendência do público de gostar da interação com pessoas na hora de buscar informações sobre finanças e investimentos nas redes.

                    • BETS

                      Fenômeno cada dia mais presente no noticiário, as casas de aposta online (ou bets) já eram tema tratado pelos finfluencers antes do período deste monitoramento. Mas, no primeiro semestre de 2024, eles passaram a dedicar mais tempo a atenção a esse assunto.

                      A quantidade de menções ainda é baixa quando comparada ao universo finfluencer, mas está aumentando. Captamos 626 citações a bets, 28% mais que no período anterior. Entre os 571 influenciadores ativos, 175 mencionaram bets ou expressões correlatas.

                      Em geral, os finfluencers explicam nas postagens que apostas online não são investimento, e sim entretenimento. Também ressaltam que as pessoas precisam estar atentas a ofertas e promessas de ganhos fáceis e rápidos, além de considerarem as chances de altos prejuízos financeiros e emocionais.

                    • PRODUTOS

                      Mesmo depois de terem dobrado entre as edições 5 e 6 do FInfluence, as menções a produtos continuam em alta. Desta vez, elas avançaram 3%, para 195.681 citações em 132.359 postagens. A maioria dos finfluencers (553 em 571) fala de produtos financeiros em seus conteúdos. As interações médias também aumentaram, para 3,9 mil no caso da renda fixa e para 3,6 mil na renda variável.

                      Um achado é a aproximação do engajamento dessas duas categorias de produtos – na série, a renda fixa costumava estar bem à frente da renda variável. O encurtamento da distância pode indicar maior familiaridade e interesse da audiência por ativos de renda variável.

                       

                       

                    • RANKINGS POR REDE SOCIAL

                      Para oferecer uma análise ainda mais aprofundada do ecossistema finfluencer, criamos mais quatro rankings: listas dos perfis corporativos mais relevantes em cada uma das redes sociais. Até a sexta edição, os rankings por plataforma eram elaborados apenas para influenciadores pessoas físicas. Agora, cada um desses oito rankings tem os cinco influenciadores (pessoas físicas e pessoas jurídicas) de maior relevância por mídia social. Os critérios para o ranking estão na metodologia da pesquisa.

                      Entre os influenciadores pessoas físicas, destaque para o Economista Sincero, que está nas listas de X, YouTube e Facebook. Nos rankings de pessoas jurídicas, o InfoMoney está nos top 5 de todas as plataformas.

                       

                       

                       

                       

                    • RANKINGS GERAIS

                      Nos rankings gerais, que incluem as quatro plataformas, são dez nomes de influenciadores pessoas físicas e dez de perfis corporativos. No ranking de pessoas físicas, entraram no top 10 os influenciadores Tiago Guitián Reis, Leandro Ruschel, Hermann Greb e Gustavo Cerbasi. Na lista de empresas, a movimentação foi maior, com sete nomes novos. Só permaneceram InfoMoney, Valor Econômico e Money Times.

                       

                       

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