• Impactos da Covid-19.
  • Conteúdos especiais.
  • Eventos.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.
      • Os exames para as certificações serão retomados a partir do dia 23 de julho. O retorno será realizado em centros de testes localizados em cidades onde não existem restrições de autoridades locais que impeçam seu funcionamento durante a pandemia de Covid-19.

        O retorno se dará em duas fases: na primeira, com início em 20 de julho, os profissionais que já estavam inscritos no momento da suspensão do programa de certificação terão prioridade no agendamento do exame. No dia 17 de agosto, serão reabertas as inscrições para todos os interessados.

        Nosso plano de retomada leva em consideração todas as orientações sanitárias necessárias para garantir a segurança dos candidatos e dos profissionais que trabalham para que os exames aconteçam.

        Lembramos também que a disponibilidade dos exames em cada região pode mudar, sem aviso prévio, devido a novos decretos das autoridades locais em relação à pandemia ou excesso de demanda em relação às vagas disponíveis.

        Confira nesta página as informações detalhadas sobre o plano de retomada dos exames.

        Agende seu exame Confira o calendário de provas

          • ONDE ESTAMOS APLICANDO EXAMES?

            Confira abaixo as cidades onde são aplicados os exames de certificação da ANBIMA no momento. Para informações detalhadas, acesse o calendário de provas. O status da oferta de exames em uma região pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio, devido a novos decretos das autoridades locais em relação à pandemia. Neste caso, o candidato poderá reagendar seu exame, sem custos.

              • CRONOGRAMA

                O retorno dos exames nas regiões acontecerá de acordo com o cronograma abaixo:

                  • Flexibilizações

                    Para auxiliar os candidatos, adotamos algumas medidas para facilitar a realização do exame neste período. São elas:


                    Flexibilização para contratação de profissionais não certificados está mantida

                    Apesar do retorno, será mantida a permissão para que as instituições que seguem nossos códigos contratem ou movimentem profissionais não certificados para atividades que exigem CPA-10, CPA-20, CEA ou CGA. Para as instituições que já se utilizaram das medidas de flexibilização, a contagem do prazo para certificação dos profissionais nesta situação ainda não foi iniciada. Quando isso acontecer, eles terão 3 meses para se certificar com a CPA-10, CPA-20 ou CEA e 6 meses para se certificar com a CGA. Informaremos a todos quando o prazo se iniciar, em linha com o aumento da oferta de exames.

                      • SEGURANÇA

                        A saúde do candidato e da equipe envolvida na aplicação dos exames é muito importante para nós. Por isso, estamos seguindo rigorosos protocolos para garantir a higienização constante dos ambientes e evitar a aglomeração de pessoas. Confira abaixo as principais medidas de segurança tomadas.

                        Para sua segurança, siga também as orientações para transporte até os centros de teste:

                          • EXAMES ONLINE

                            Além da reabertura dos centros de teste, trabalhamos desde março em alternativas para aplicação de exames a distância. Estamos testando algumas ferramentas para avaliar se elas garantem toda a segurança necessária para que a prova seja aplicada nesse modelo.

                            O ponto-chave desse formato são controles rígidos que assegurem a identidade do candidato, que o resultado do exame é fruto apenas de seu conhecimento e que as perguntas não sejam vazadas. Isso é importante porque as nossas certificações habilitam profissionais a atuar em atividades estratégicas do mercado, desde comercializar um produto de investimento até comandar uma gestora.

                            Até o momento, não encontramos uma solução que nos atenda plenamente. Mas o trabalho continua e qualquer novidade avisaremos por aqui.

                            (Última atualização: 20/07/2020)

                              • TIRA-DÚVIDAS SOBRE O RETORNO DOS EXAMES

                                Nossos exames de certificação serão retomados de forma gradual a partir de 23/07/20. Os profissionais que já estavam inscritos no momento da suspensão do programa terão prioridade no agendamento dos exames! No dia 17/08/20 serão reabertas as inscrições para novos candidatos e as vagas devem ficar mais concorridas.

                                As inscrições serão reabertas no dia 17/08/2020. Priorizamos o agendamento dos candidatos que já haviam realizado o pagamento da inscrição antes da suspensão dos exames.

                                Os exames são realizados nas regiões do país onde não existem restrições para funcionamento dos centros de teste. Os demais centros de teste serão liberados conforme sejam autorizados a funcionar. Confira as regiões disponíveis em nosso portal acessando: http://anbi.ma/cert-retorno

                                Adotamos diversas medidas para garantir a segurança de todos. As principais delas são a higienização de todo o material utilizado nos exames antes e depois das provas, a distância mínima de 1,5m entre os candidatos e a redução da capacidade máxima das salas em 50%. Além disso, todos os candidatos devem higienizar as mãos antes de entrar no centro de teste e utilizar máscara de proteção facial durante a permanência no local.

                                Sim, o uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência no centro de teste. O não cumprimento desta norma ocasionará o cancelamento da prova, sem reembolso. O candidato deve levar sua própria máscara. Não serão oferecidas máscaras nos centros de teste.

                                Sugerimos que você evite o uso de transporte coletivo e prefira dirigir ou utilizar táxi ou carros de aplicativo. É importante que use máscara durante todo o trajeto e limpe as mãos com álcool em gel sempre que tocar em qualquer objeto.

                                Sim. A aplicação dos exames está dependente da evolução da pandemia de Covid-19 no país. Novos decretos das autoridades podem impedir o funcionamento dos centros de teste, ocasionando em uma nova suspensão dos exames.

                                Por razões de decretos ou por decisão da ANBIMA e/ou parceiros, os exames podem ser cancelados, sem aviso prévio. Nestes casos, o candidato terá direito a um novo agendamento de exame ou poderá solicitar a devolução do valor pago, no prazo estabelecido e divulgado no site. Outros custos que o candidato venha a ter, tais como locomoção, alimentação, hospedagem ou qualquer outro desta natureza, não serão reembolsados pela ANBIMA.

                                Todos os candidatos que já estavam inscritos terão 6 meses para realizar o agendamento da prova, ou seja, até o dia 23/01/21. Para quem se inscrever a partir de 17/08/2020, o prazo começa a contar a partir da data de confirmação da inscrição, que acontece após a compensação do pagamento.

                                São permitidos até 2 cancelamentos. Os cancelamentos podem ser realizados até 8 dias antes da data do exame. Lembrando que os cancelamentos realizados no passado, permanecem sendo contabilizados, exceto cancelamentos realizados pela ANBIMA. Utilizados os 2 cancelamentos permitidos, o exame será automaticamente confirmado no terceiro agendamento.

                                Sim. Você pode solicitar a troca da inscrição de um exame de certificação para outro exame de custo superior, mediante o pagamento da diferença nas taxas de inscrição. Para isso, basta enviar um e-mail para certificacao@anbima.com.br com seu nome completo e CPF.

                                Sim, apesar da capacidade das salas ter sido reduzida, disponibilizamos turmas extras em diversos horários. Também ampliamos o horário de aplicação dos exames nos centros de teste onde havia disponibilidade.

                                Os agendamentos estão sujeitos à disponibilidade de vagas. Caso esgotem as vagas na sua região, recomendamos que consulte a disponibilidade novamente mais tarde. Monitoramos a demanda de vagas constantemente e para negociar com os centros de testes para oferecer novas vagas sempre que possível.

                                A liberação dos exames em outras regiões depende da liberação das autoridades locais para funcionamento dos centros de teste. Estamos monitorando a situação de cada região para avaliar a possibilidade de retomar as atividades com segurança. Atualizaremos esta página sempre que houver a entrada ou saída de uma cidade. Você também poderá consultar a disponibilidade de vagas no calendário de provas.

                                Está mantida. Apesar do retorno, manteremos a permissão para que as instituições que seguem nossos códigos contratem ou movimentem profissionais não certificados para atividades que exigem CPA-10, CPA-20, CEA ou CGA. Para as instituições que já se utilizaram das medidas de flexibilização, a contagem do prazo para certificação dos profissionais que foram movimentados ou contratados para atividades que requerem certificação ainda não foi iniciada. Informaremos a todos quando o prazo se iniciar, em linha com o aumento da oferta de exames.

                                Nossos exames habilitam profissionais para atuar em atividades estratégicas do mercado financeiro. Isso exige que tenhamos controles rígidos para garantir a identidade do candidato e atestar que o resultado do exame é fruto apenas de seu conhecimento. Estamos avaliando ferramentas disponíveis no mercado e validando se elas atendem nossos requisitos de segurança.

                                Caso ainda não tenha acessado o curso, você tem até o dia 20/08/2020 para fazer o seu primeiro acesso. A partir da data do primeiro acesso, você terá mais 60 dias para concluir seus estudos. Lembrando que ao realizar o acesso ao curso, você está concordando em manter sua inscrição e não poderá mais solicitar reembolso. Confira o passo-a-passo: entre em http://anbima.atenalms.com.br; Se você já realizou um de nossos cursos, o login e a senha permanecem os mesmos. Caso não lembre quais são, clique em "esqueci minha senha". Caso este seja seu primeiro curso na nossa plataforma, insira seu CPF (sem traço ou pontos) no login e na senha; Na página inicial, acesse a opção "Trilhas", que fica logo abaixo do banner; Na tela seguinte, clique na imagem de seu curso para iniciá-lo.

                                Sim, foi concedido um prazo de 6 meses a partir da data de retomada dos exames para que os candidatos à CGA, com vencimento do módulo pendente, possam realizar o exame. Todos os candidatos que tinham vencimento do módulo pendente no período de 17/03/20 a 22/01/21, tiveram o vencimento do módulo prorrogado para 23/01/21.

                                Sim, a qualquer momento poderemos suspender as inscrições, sem prévio aviso, a fim de evitar um alto volume de candidatos inscritos em relação à oferta de vagas. As inscrições também poderão ser suspensas no caso de evolução da pandemia.

                                Como diversas pessoas acessam o sistema simultaneamente, existe a possibilidade da vaga desejada se esgotar durante o seu processo de inscrição e pagamento. Neste caso, será necessário escolher outra vaga disponível ou aguardar a abertura de novas vagas.

                                Você terá até 6 meses para realizar o agendamento da prova, contados da data da confirmação do pagamento. Excedidos esses prazos, o candidato terá sua inscrição cancelada automaticamente, sem restituição da taxa de inscrição.

                                Nossos cursos permanecerão gratuitos por muito tempo. Pode ficar tranquilo!