• Empresas fiscalizadas.
  • Fale Conosco.
  • Imprensa.
            • PERGUNTAS E RESPOSTAS

              As provas continuam suspensas em todo o Brasil devido ao agravamento da pandemia e das medidas de restrição, que impedem o funcionamento dos centros de teste. As provas da CPA-10, CPA-20, CEA, CGA e CFG estão suspensas até 31 de maio. Nesse período, não há a possibilidade de realizar provas, agendamentos e novas inscrições.

              Todos os exames que estavam agendados neste período, e no restante do ano, deverão ser reagendados assim que abrirem os calendários a partir de 1º de junho. Essa data é válida para os inscritos que pagaram e não agendaram a prova ou foram inscritos pela instituição na qual trabalham. Para novas inscrições, o sistema estará aberto a partir de 15 de junho.

              Sim. Entre os dias 1 e 14 de junho, daremos prioridade de agendamento aos profissionais que tiveram provas canceladas, aos que tinham pagado a inscrição e não agendaram e aos que foram inscritos pela instituição. Após esse período, o sistema estará aberto a todos os interessados.

              A partir do dia 1º de junho, você deverá acessar essa página e reagendar uma nova data para a sua prova. Todos os exames que estavam agendados no ano deverão ser reagendados assim que abrirmos os calendários.

              Infelizmente não. Os exames estão suspensos em todo o território nacional. Optamos por tomar essa medida para evitar que os candidatos coloquem sua saúde em risco se deslocando de uma cidade para a outra onde os centros permanecem abertos. Além disto, seria injusto possibilitar que alguns profissionais fizessem a prova enquanto outros que não teriam a mesma chance fossem prejudicados.

              Sim! Ajustamos os calendários com novos prazos para quem deseja se certificar nos modelos novo e atual.

              10/06/21 - Primeiro exame da CFG
              10/06/21 - Abertura dos pedidos de dispensa da CFG para CFA e CAIA
              21/06/21 - Abertura das inscrições para a nova CGA e para CGE
              01/07/21 - Primeiros exames da nova CGA e da CGE

              Descontinuidade da CGA atual
              16/07/21 - Último dia de inscrição para novos candidatos*
              29/07/21 - Último exame para novos candidatos e último exame do módulo CFA
              30/07/21 - Início do período de exames exclusivos para quem foi aprovado em um módulo
              05/11/21 - Último dia de inscrição para quem tem módulo pendente*
              18/11/21 - Último exame da CGA no modelo atual
              *A realização dos exames está sempre sujeita à disponibilidade de vagas.

              Os programas detalhados da CPA-10, da CPA-20 e da CEA foram atualizados para se adequarem à nova regulação sobre prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, trazidas pela Instrução CVM 617 e pela Circular 3.978 do Banco Central, que está em vigor desde 1º de outubro de 2020. As provas a partir de junho (conteúdo válido desde abril 2021) solicitarão este conhecimento. Os novos programas estão disponíveis em nosso site.

              Da mesma forma que fizemos em 2020, adotamos novas medidas de flexibilização temporária para atividades que requerem profissionais certificados. As instituições estão autorizadas, por exemplo, a contratarem ou movimentarem profissionais que ainda não são certificados para atuar em atividades que exigem a certificação, desde que seja apresentado um plano de ação à ANBIMA. Todas as instituições já foram avisadas e estão por dentro desse processo.

              As remarcações estão suspensas. Você precisa aguardar a retomada dos agendamentos prevista para 1º de junho. A partir dessa data, basta acessar esse link e reagendar o exame.

              Nossos exames habilitam profissionais a atuar em atividades estratégicas do mercado financeiro. Isso exige que tenhamos controles rígidos para garantir a identidade do candidato e atestar que o resultado do exame é fruto apenas de seu conhecimento. Desde o ano passado, testamos várias ferramentas, mas nenhuma atendeu 100% desses requisitos. Dado o grande volume de profissionais que a ANBIMA certifica e a importância estratégica das atividades deles, não podemos tratar esse processo de forma leviana.

              As instituições financeiras têm a possibilidade de permanecer funcionando, tanto presencialmente quanto em home office. Já os centros de teste, na maioria das cidades, foram fechados por conta das medidas de restrição, o que impossibilita a aplicação dos exames.

              A data de 1º de junho é uma previsão. Caso a situação melhore antes desse prazo, há a possibilidade de anteciparmos a volta. É importante ressaltar que também há a possibilidade dos centros de testes ficarem fechados por mais tempo, a depender das orientações das autoridades em função da pandemia. Manteremos todos atualizados por e-mail sobre qualquer novidade e também pelo nosso site, Telegram “ANBIMA Certificação (oficial) e redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

              Nada mudou para quem precisa atualizar a certificação. O processo é realizado 100% online por meio de um curso específico disponível em nosso portal. Os interessados podem acessar por meio desses links: CPA-10, CPA-20, CEA e CGA.

              Basta enviar a solicitação para o e-mail certificacao@anbima.com.br. O prazo para reembolso de pagamentos feitos via boleto é de no mínimo 15 dias úteis. Para pagamentos realizados com cartão de crédito, o prazo varia de acordo com cada administradora do serviço.